O secretário de Ciência e Tecnologia de Macaé, Guilherme Jordan, representando o prefeito Riverton Mussi, participou da II Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, entre os dias 11 e 15 de novembro, em São Paulo.
O evento, organizado pela Prefeitura de São Carlos, integra a programação anual da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede Mercocidades, um fórum de municípios dos países do Mercosul, mais Chile, Bolívia, Peru, Uruguai e Argentina.
O objetivo é promover o intercâmbio de experiências que possam ser aplicadas nos municípios que compõem a rede, sendo uma oportunidade para se descobrir como o conhecimento especializado tem sido empregado para a solução de problemas de administração e gestão em cidades sul-americanas.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, durante a rodada de discussão do Fórum, ficou claro que as ações do governo municipal estão na vanguarda com seus projetos sócios-tecnológicos, apesar da secretaria ter apenas 10 meses de existência. “Demonstramos, através de uma gestão equilibrada, o compromisso do governo municipal e o resultado positivo na elaboração dos programas dentro dos conceitos mais modernos, utilizados nos municípios com destaque na área de ciência e tecnologia”, disse Jordan.
Durante o encontro, o secretário se reuniu com o Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Sérgio Rezende, que classificou como positiva e satisfatória as ações do governo municipal. O Ministro participou de uma Conferência Magna e, na oportunidade, lançou o Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2006.
Ele esteve acompanhado do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Erney Plessmann Camargo, do prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto. “Estou surpreso com tamanho desenvolvimento e sei que a cidade é importante tanto para a economia quanto para a ciência e tecnologia do país. Eu também fui secretário municipal e, por isso, acho ser de suma importância uma secretaria no contexto nacional, já que ela é o primeiro contato com a comunidade”, falou.
A II Mostra de Ciência e Tecnologia apresentou projetos inovadores em políticas públicas municipais, além de exposição em estandes, reuniões de trabalhos e mesas de debates, que incluiu o papel das incubadoras de empresas e cooperativas de base tecnológica, programas de ciência e tecnologia para inclusão social e a contribuição das universidades e institutos de pesquisa para a solução de problemas dos municípios em áreas como transporte, saúde, saneamento, educação, etc.
– As ações do governo macaense demonstram propiciar um futuro confortável para o desenvolvimento sócio-econômico, haja vista, as ações no setor da educação, como o Complexo Universitário, os projetos do Pólo Industrial e Tecnológico e a construção de um cenário propício para o desenvolvimento para toda a sociedade – finaliza Jordan.