Foto: Moisés Bruno
Representantes de vários municípios estiveram presentes ao encontro
Com o intuito de traçar novas estratégias que possam atender as necessidades das cidades definidas como polo de urgência e emergência, na região Norte Fluminense (Macaé e Campos), o secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (06), com o prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, e os secretários de Saúde da região.
Durante a reunião, ficou definida a elaboração de um documento com as principais demandas das cidades polo, que hoje atendem uma demanda crescente, e que precisam de uma maior participação do Estado para o fortalecimento das unidades de referência de urgência e emergência. O documento será formulado pelo apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Francisco Bohrer; a coordenadora de Controle, Avaliação e Auditoria, Valéria Lopes; e o assessor técnico da Coordenação de Controle Avaliação e Auditoria de Macaé, Sandro Barreto.
Pedro Reis ressaltou que será solicitado apoio ao governo do Estado, pois a premissa do Sistema Único de Saúde (SUS) é a universalidade do atendimento. "Não podemos negar atendimento às pessoas, mas como Macaé pode resolver o problema dessa universalidade, que hoje é o paradigma e uma preocupação do prefeito Dr. Aluizio?", indagou, acrescentando que uma das solicitações será o apoio do Estado para abertura da unidade anexa ao Hospital Público.
O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Leandro Matos Soares, ressaltou ainda que entre os meses de maio e outubro deste ano, o Hospital Público Municipal (HPM) registrou 1.328 atendimentos de pessoas residentes nos municípios que compreendem a região Norte. Do total de 250 procedimentos no centro cirúrgico, 10% são de pacientes de outros municípios. "Hoje, a questão da grande demanda das urgências podem ser amenizadas com o fortalecimento da atenção básica e a estruturação de unidades, já em funcionamento em algumas cidades, para atendimento de emergência", pontuou.
O prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, garantiu que a reunião foi importante, pois hoje uma das suas principais dificuldades é saber para onde os seus munícipes serão referenciados em casos de urgência. "Tenho certeza que eu e o prefeito Dr. Aluizio, que tem um bom relacionamento com o governo do Estado, vamos conseguir uma solução junto ao governador e sua equipe de saúde", falou.
Outro ponto discutido na reunião foi a formalização da criação de duas microrregiões: uma contendo Campos dos Goytacazes e os municípios vizinhos; e outra com Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã.
Também participaram da reunião a subsecretária de Saúde de Macaé, Sônia Mussi; as secretárias de Saúde de Conceição de Macabu, Karla Andrade; de Carapebus, Maria de Jesus Barboza; e de São João da Barra, Denise Marília Esteves; os secretário de Saúde de São Francisco do Itabapoana, Jaime Tinoco; de São Fidelis, Marcélio de Araujo Pinto; o subsecretário de Saúde de Campos, Dante Pinto Lucas; e, representando a secretaria de Saúde de Quissamã, Delba Machado Barros.