Macaé sediou nesta quarta-feira (03), o I Seminário de Capacitação de Cadastramento de Secretários de Saúde e Conselhos de Saúde da Região Norte. O evento teve o objetivo de dar mais visibilidade aos conselhos municipais, no sentido de ampliar a participação e o controle social, e contou com a presença de representantes dos Conselhos Estadual e Nacional de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, de Macaé, Fernando Diogo, este seminário vem ao encontro das diretrizes da secretaria de Saúde que é a democratização da comunicação. “Sempre procuramos mecanismos que ampliem o diálogo do conselho com o governo e a sociedade”, disse.
A representante do Conselho Nacional de Saúde e gerente do projeto, Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde, Alessandra Ximenes, explicou que o cadastro é uma estratégia que visa garantir a implementação de uma política de informação no CNS, fortalecida e articulada com os conselhos estaduais e municipais.
- O cadastro é do controle social. A partir do momento da implantação a proposta é de responsabilidade das três esferas, tendo em vista que são informações públicas que estarão a serviço da sociedade e do SUS – lembra Ximenes.
Ximenes falou ainda que com o cadastramento qualquer cidadão poderá acessar o sistema e obter informações como endereço, telefone, e-mail de contato do conselho, número de conselheiros e os principais temas abordados nas reuniões.