Com uma política de saúde pautada na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a prefeitura de Macaé vem realizando uma série de ações nas comunidades, visando atender aos anseios específicos de cada localidade. Na manhã desta terça-feira (12), uma comitiva das secretarias Especial de Saúde e executivas de Saúde e de Pesca realizou visita técnica em diversas unidades de saúde.
De acordo com o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, este tipo de ação faz parte da política governamental do prefeito Riverton Mussi, que prima pela administração participativa. “Estamos fazendo uma visita de rotina nas unidades para verificar as necessidades de cada uma, ouvindo os usuários e os profissionais”, disse.
A visita teve início nas instalações da nova Unidade Básica da Barra de Macaé. O prédio onde funcionava a sede administrativa do setor Vinho, anexo à Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), está recebendo os últimos retoques.
A unidade contará com atendimento odontológico ambulatorial e de emergência, funcionando em horário especial de 8h às 20h. Com três consultórios médicos para consultas de enfermagem, pré-natal e puericultura, os usuários poderão contar com uma unidade ampla com toda infra-estrutura.
A equipe seguiu para as unidades o Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Nova Holanda, Nova Esperança e Barra/Brasília. Nesta última será instalado um consultório odontológico. “Estamos verificando a necessidades de alguns ajustes na área física das unidades para melhor atender a comunidade”, disse Luiz da Penha.
Com duas mil famílias cadastradas, segundo a responsável pela unidade da Barra/Brasília, a enfermeira Flávia Ellis Pereira, duas equipes são responsáveis pelo atendimento da comunidade. Além da equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a unidade conta ainda com fisioterapeuta e nutricionista e em breve odontólogo.
O secretário Executivo de Pesca, José Carlos Bento, ressaltou que mais de duas mil famílias dos bairros Barra de Macaé, Nova Holanda e Nova Esperança vivem da pesca e a ampliação dos serviços de saúde na unidade da Barra/Brasília contribui significativamente para a qualidade de vida da comunidade pesqueira.
O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, lembrou que os PSFs da Nova Holanda e Nova Esperança já contam com o serviço de odontologia. Atualmente, 10 módulos do PSF possuem atendimento odontológico.
Após a visita nas unidades de saúde do setor vinho, a comitiva seguiu para a sede do Programa Saúde da Família do Lagomar. Segundo o secretário Especial, atualmente as duas equipes, que atendem à comunidade ocupam o mesmo imóvel. “O nosso objetivo é instalar cada equipe em um imóvel e ampliar o atendimento, com a finalidade de oferecer mais conforto e comodidade para os usuários”, destacou.