Foto: Eduardo Assis
A segunda edição da entrega do Selo Antirracista a 14 escolas aconteceu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. A iniciativa é do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (Neafro) da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia contou com a presença do professor Allan Pevirguladez com uma palestra utilizando a musicalização.
A coordenadora do Neafro, Joyce Machado, explica que a premiação é um incentivo para as unidades escolares que realizaram ações antirracistas.
“Desde o início do ano letivo nós promovemos formação para professores e gestores. Além disso, a Educação desenvolve o Nutriafro, um programa que estabelece um Cardápio da Alimentação Escolar que inclui gêneros exclusivos das alimentações dos povos africanos e indígenas. A iniciativa tem como base a Lei Federal 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar oficial e ainda a Lei Federal 11.645/2008, que determina o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, explicou.
“Isso é muito pouco. Precisamos trabalhar o desenvolvimento das crianças fortalecendo sua autoestima”, afirmou.
“O racismo é muito problemático em nossas vidas, principalmente na vida das crianças que muitas vezes se sentem só no ambiente escolar”, acrescentou.