Foto: Ana Chaffin
Baterias organizadas, estrutura montada pela prefeitura, combinação de manobras e a beleza de Macaé marcam campeonato
O esporte garante presença no aniversário de 210 anos de Macaé e o domingo (30) foi marcado pelo segundo dia da segunda etapa do Circuito Macaense de Surf, realizado na Praia do Pecado promovido pela Associação de Surf de Macaé (ASM) com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj).
O evento começou no sábado (29), aniversário da cidade, e foi marcado por muitas manobras eletrizantes e um espetáculo empolgante para quem é apaixonado por esta modalidade. Os atletas demonstraram preparo físico, domínio de técnica e variação de movimentos precisos em busca de pontuação.
Mamasurf, surfista de longboard, que trabalha com surf na Praia do Pecado alugando pranchas e dando aula, competiu na categoria longboard e contou que pratica o surf desde 2010. “Não tem vento neste domingo, o mar acertou, a vibe está alucinante, o surf é qualidade de vida”, comentou. Mamasurf ficou em quarto lugar na categoria.
Os surfistas mais jovens mostraram todo o seu talento e disposição, mesmo com temperaturas oscilando entre 19 e 22 graus centígrados. Lucas Portugal, de 14 anos, competiu na sub 16 e expressou toda sua paixão pelo esporte. “Gosto de estar com meus amigos no mar, vou ficar no surf a vida toda”, prosperou o surfista, que pratica o esporte há um ano e meio.
A ucraniana Olga Minenco aproveitou o final de semana para fazer turismo em Macaé, ao mesmo tempo em que apoiou o filho, Ivan Minenco, de 11 anos, a competir nas ondas da Praia do Pecado. “Estou impressionada com a organização e limpeza de Macaé”, afirmou. Ivan competiu na sub 12 e sub 14. “Hoje (domingo) as ondas estão maiores”, constatou.
Artur Lemos, de 13 anos, competiu na sub 16 e na sub 14 e pontuou que morar perto da praia é um estímulo para praticar o esporte. “Tenho três anos de surf, treino todo dia, surf é vida”, destacou.
Praia do Pecado no circuito estadual de esportes aquáticos
Participaram do circuito cerca de 50 a 60 atletas vindos do Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Búzios, Saquarema, Arraial do Cabo, Campos e Macaé nas categorias open masculino e feminino; master (+35); kahuna (+45); longboard; sub 12; sub 14 e sub 16.
O secretário de Esportes, Marvel Maillet, frisou que a segunda etapa do Circuito Macaense de Surf mostra o potencial da Praia do Pecado para esportes aquáticos. “Mais um evento de esporte neste domingo, tivemos a corrida de rua ‘10 Milhas de Macaé’ e agora a segunda etapa do Circuito Macaense de Surf. Realizamos e apoiamos muitas programações esportivas este ano e vamos continuar na promoção da saúde por meio do esporte, valorizando nossos atletas, atraindo atletas para a cidade, estimulando uma vida mais saudável e fomentando nos mais jovens conceitos de disciplina, motivação e diversos benefícios no desenvolvimento”, citou.
De acordo com o presidente da ASM, Marcelo Quintão (Sapo), o campeonato é válido para o circuito de Macaé, que possui quatro etapas. “Incentivamos o surf como meio de integração social. A prática do esporte, a interação com a natureza e a prefeitura disponibilizando a estrutura para o evento, que segue todas as regras da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, garantem o sucesso do campeonato”, assinalou Marcelo.
Segundo ele, a terceira etapa do circuito ocorre em 30 de setembro e 1° de outubro e a quarta, dias 25 e 26 de novembro. A premiação ficou por conta de pranchas, troféus e kits. O circuito também tem apoio da ONG SOS Pecado.