Foto: Bruno Campos
Meta dos 110 agentes é vistoriar quatro mil imóveis em 300 quarteirões e 44 bairros
Começa na próxima segunda-feira (11), em Macaé, a segunda pesquisa do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), do ano. O trabalho, que segue até o dia 15, é realizado trimestralmente, e é uma das ferramentas utilizadas pela secretaria de Saúde para orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença.
A meta dos 110 agentes é vistoriar aproximadamente quatro mil imóveis em 300 quarteirões, selecionados por amostragem entre 44 bairros, subdivididos em 47 localidades. Todos os bairros do perímetro urbano receberão as equipes de agentes de endemias. É importante que a população colabore e receba o agente para que possa fazer a vistoria no imóvel buscando focos do mosquito.
Após o levantamento, será possível verificar quais locais da cidade apresentam maior índice de infestação e elaborar as ações de prevenção que devem ser adotadas no combate à dengue para os próximos meses. Cada área da cidade tem características específicas para o risco de reprodução do mosquito.
O governo não tem medido esforços para combater a dengue de forma séria e continuada, mas a adesão da comunidade irá contribuir de forma efetiva com as ações desempenhadas pela secretaria.
O último LIRAa realizado em Macaé no mês de janeiro, apontou 1,6% de infestação, o que colocou a cidade em situação de alerta. A pesquisa foi feita em cinco dias e foram visitados imóveis em todos os bairros. Os depósitos ao nível do solo como caixas d´água, tonéis e pratos de plantas são os principais recipientes onde se encontram as larvas do mosquito.
A população conta com o serviço de Disque Dengue, a ligação é gratuita e o número 0800-022-6461. O horário de funcionamento do serviço é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Curso – Na segunda e terça-feira, os agentes de endemias que atuam no trabalho de controle de roedores irão participar de treinamento cujo tema é “Curso de manejo integrado e controle de roedores urbanos”.
O curso acontecerá no auditório do Conselho Municipal de Saúde, de 9 horas às 16 horas. Irão participar da capacitação 20 agentes.