logo

Segundo mutirão do "Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental" recolhe uma tonelada de micro-lixo

10/03/2008 11:38:32 - Jornalista: Liliane Barboza

Duas equipes da prefeitura de Macaé realizaram o segundo mutirão do "Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental", sábado (8), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A ação teve início às 9h30. A primeira equipe limpou a Praia Campista – a partir do trevo da Petrobras - e continuou a ação na Praia dos Cavaleiros. A segunda equipe fez a limpeza da Praia do Pecado. Às 12h, as equipes juntaram nos Cavaleiros todo o lixo coletado – aproximadamente uma tonelada.

Entre os materiais recolhidos, foram encontradas garrafas de água mineral, latinhas de cerveja, pedaços de isopor, plásticos e muitas ‘guimbas’ de cigarro.
O mutirão contou com a participação de centenas de jovens do projeto da Guarda Mirim e do Programa Sem Fronteiras, da Secretaria de Trabalho e Renda, além de técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema).

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, ressaltou que esta ação é um programa do governo Riverton Mussi, que visa, além da limpeza de fato, sensibilizar a sociedade na preservação e conservação de seu próprio patrimônio, proporcionando, dessa forma, um meio ambiente com mais qualidade de vida. Ele acrescentou que o morador cuidar do seu próprio lixo é um ato de cidadania, e observou que a intenção da prefeitura de Macaé é, até o final de março, espalhar coletores de lixo por toda a orla. O secretário também destacou a importância da conscientização corpo a corpo. "Cada pessoa deve ser responsável pelo seu lixo, colocando-o em locais apropriados ou levando os resíduos para serem depositados em suas próprias casas", opinou. Emery falou das próximas ações.

- Outros dois eventos já estão programados para breve. Um no braço do rio Macaé, que abrange os bairros Botafogo e Malvinas, e outro mutirão nos distritos do Sana e Bicuda Grande, na região serrana de Macaé, informou.

Aprender a preservar é fundamental

A estudante Beatriz Cabral de Salles, 15, que participa do projeto da Guarda Mirim, achou fundamental a realização do mutirão de limpeza na praia. "É importante conscientizar os banhistas para não jogar o lixo no chão. Dessa forma estaremos preservando o meio ambiente. Se não fizermos esse trabalho de orientação, não saberemos o que será do nosso amanhã", afirmou.

Outro estudante que participou da ação, Renan Felipe Pinto de Souza, 17, do Programa Sem Fronteiras da Secretaria de Trabalho e Renda, afirmou que gostou muito de participar do evento. "Quando estamos em nosso lazer na praia, não estamos atentos à quantidade do lixo que é jogado na areia, mas, participando de um mutirão como esse, é que ficamos mais sensíveis e percebemos o quanto temos que nos conscientizar", disse.

A ação contou com a participação da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Obras (Semob); Secretaria de Serviços Públicos (Semusp); Secretaria Especial de Educação (Semed); Defesa Civil; Guarda Municipal; Mactran; Fundação Macaé de Cultura; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Trabalho e Renda e Secretaria de Saúde (Semusa).