Foto: Divulgação
A retirada de veículos abandonados das ruas traz benefícios diretos à segurança e à saúde pública
Com foco na segurança e organização da cidade, a Prefeitura de Macaé intensificou as ações de ordenamento urbano, destacando a remoção de veículos abandonados em vias públicas e a liberação de espaços para circulação segura de pedestres. A iniciativa conta com o trabalho integrado das secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Posturas e Pronta Ação e apoio do Grupamento de Apoio Operacional da Guarda Municipal (Gaop) e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
A retirada de veículos abandonados das ruas traz benefícios diretos à segurança e à saúde pública. Esses veículos, muitas vezes, servem como abrigo para atividades ilícitas ou criadouros de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, além de atrair roedores e escorpiões. Pela manhã, as ações foram realizadas na Linha Azul e no Bairro Novo Horizonte, mas o programa é contínuo e abrange todo o município.
“Essas medidas são essenciais para garantir um ambiente urbano mais seguro e limpo. A colaboração da população é fundamental para identificarmos veículos suspeitos e garantirmos a manutenção dos espaços públicos”, explicou o coordenador da Pronta Ação, Baldan Fernandes.
O ordenamento das calçadas é outra prioridade da ação. A prefeitura reforça a importância de garantir que esses espaços sejam acessíveis a todos, especialmente, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A liberação das calçadas promove a mobilidade segura e contribui para a limpeza e estética das ruas, reforçando o compromisso com um ambiente urbano organizado e acessível.
A prefeitura incentiva a população a apoiar as iniciativas, cuidando dos espaços públicos e denunciando irregularidades, como veículos abandonados, por meio dos canais oficiais. Baldan Fernandes destacou que os veículos apreendidos são encaminhados ao depósito público e os proprietários precisam quitar as taxas legais para retirá-los.
“Estamos promovendo um esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida urbana. Com o apoio da comunidade e dos comerciantes podemos construir uma cidade mais segura, limpa e acessível a todos”, completou Fernandes.
O ordenamento urbano reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança, acessibilidade e bem-estar da população de Macaé.