Foto: Juranir Badaró
A implantação do Sistema Municipal de Videomonitoramento tem auxiliado na redução da criminalidade
Apontada nos últimos anos como uma das cidades mais violentas do país, Macaé conseguiu reduzir os índices de homicídios no município. A informação é do Mapa da Violência, estudo que aponta redução do número de mortes violentas na cidade.
Elaborado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o Mapa da Violência no Brasil, divulgado nesta semana, leva em conta dados de homicídios dos anos de 2009, 2010 e 2011 por 100 mil habitantes. Em Macaé a taxa média atual é de 42,4 homicídios, enquanto a anterior era de 187 homicídios, passando a cidade respectivamente da 150ª para a 248ª posição.
De acordo com Edmilson Jório, secretário de Ordem Pública de Macaé, os números favoráveis mostram a ação efetiva que o município tem executado na questão da segurança. “Desde a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé) temos atuado na integração das forças de segurança pública em todos os níveis e estamos conseguindo reduzir o número de homicídios”, destacou.
Os estudos do Mapa da Violência começaram em 2007, e apontavam Macaé como o quinto município mais violento do Brasil em homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, hoje, esse quadro também já mudou. Com as ações desenvolvidas pela prefeitura e em parcerias com o governo federal e estadual, o município passou da 5ª posição no ranking da violência contra jovens para a 62ª.
Algumas das ações do município que tem auxiliado na redução dos índices de criminalidade foram à implantação do Sistema Municipal de Videomonitoramento, substituição e ampliação do número de viaturas do 32º Batalhão de Polícia Militar, aumento do efetivo da PM, inauguração da Delegacia Legal e a aproximação com o Poder Judiciário e o Ministério Público.