A prefeitura de Macaé lançou, recentemente, a Rede de Proteção Social (RPS), projeto da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), com software desenvolvido pela Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec). O projeto Rede de Proteção Social foi desenvolvido por uma equipe da Seictec especializada em desenvolvimento de sistemas voltado para a Internet.
De acordo com o coordenador da equipe, Marcos Lemos, trata-se de um sistema preparado para funcionar em todas as instituições ligadas a Semdsh que prestam atendimento ao cidadão.
Conforme ele, uma vez cadastrado, o cidadão receberá o Cartão da Cidadania, contendo um número de identificação único para o sistema, onde será possível localizar rapidamente seu cadastro em atendimentos futuros. Através deste sistema, o cidadão poderá ser encaminhado a diversos projetos e programas mantidos pelas instituições ligadas a Semdsh.
- Durante o desenvolvimento do sistema, nos preocupamos em controlar as diversas situações cadastrais, relações familiares e os dados sobre domicílio do cidadão para que o banco de dados se torne o mais inteligente possível. Através do histórico de atendimentos e o lançamento de dados no sistema, será possível estudar o perfil deste cidadão e traçar estratégias para um melhor atendimento à população - explica Marcos Lemos.
Ao acessar o Banco de Dados se saberá, por exemplo, em quantos programas uma determinada pessoa está cadastrada. Isso é possível através da Rede que funciona tendo o software como ferramenta capaz de cadastrar, controlar e gerenciar as informações dos atendidos pelos mais de 70 programas sociais oferecidos pelo município. Esse controle maior dos dados permite aperfeiçoar os serviços prestados à população buscando um alto nível de eficiência, possibilitando melhor prestação de contas dos projetos e ações da Prefeitura. Sem contar que é econômico por não ser terceirizado como aconece em outros municípios.
A equipe de analistas e programadores da prefeitura que desenvolveu o sistema oferece suporte técnico e é formada por: Waldir Matos, Marcos Lemos, Thais Mesquita, Manuela Cardoso, Eduardo Ramos e Thatiane Diniz.
O objetivo principal é identificar a demanda social a partir do cadastramento do cidadão que vive em condição de vulnerabilidade e adequá-los aos serviços fornecidos pela municipalidade na busca pela melhoria da qualidade de vida e inclusão social.