logo

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica começa a treinar para o Desafio Pan-Americano

06/09/2006 18:21:21 - Jornalista: Catarina Brust

As 16 atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica (conjunto e individual) começaram a treinar nesta quarta-feira (06), para o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no Ginásio Municipal Maurício Bittencourt. O evento será neste sábado às 17h, e é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Ao todo 29 atletas brasileiras, cubanas e argentinas vão competir no Desafio Pan-Americano. O treinamento das equipes da seleção permanente é feito no Centro de Treinamento de Aracaju, Sergipe (individual), e em Vitória, Espírito Santo (conjunto). Maria Cristina Vital é a técnica que comanda a equipe individual da Seleção Brasileira. Sob seus cuidados as seis atletas de 16 a 18 anos, treinam de segunda a sábado das 8h às 12h e das 18h às 21h. A parte da tarde é dedicada aos estudos.

- Durante a apresentação, cada atleta realiza coreografias com quatro aparelhos: corda, bola, maças (instrumento semelhante ao malabares de circo) e fita. O que dá um total de 24 séries. Isso é designado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para esse ciclo na categoria adulta, explicou Maria Cristina, ao chegar ao Ginásio Municipal com as atletas para treinar.

As atletas Ana Paula Ribeiro e Ana Paula Sheffer, ambas de 17 anos, são alguns dos destaques da equipe individual. Sheffer é a atual campeã brasileira e Ribeiro foi a campeã de 2005. Segundo a técnica da Seleção Brasileira individual, o Desafio Pan-Americano que acontece em Macaé, é um evento importante que trás adversários muito bons como Cuba e Argentina.

- A Anair Sosa da Argentina é muito competente e está no seu terceiro ciclo olímpico e é uma das mais velhas da competição. Cuba também tem é muito forte e tem excelentes atletas no individual. Depois vêm o México e Canadá, ressalta Maria Cristina Vital.

Brasil A e Brasil B farão as apresentações de conjunto da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Os dois grupos são formados por cinco atletas, com as mesmas coreografias e roupas: a diferença fica por conta dos aparelhos e das músicas. Um grupo fará a apresentação com fitas e pout-pourri com músicas de Elis Regina. O outro grupo, fará a apresentação com arcos e maças ao som de ritmos tribais, começando com uma música do grupo Sepultura e encerrando com uma música de estilo africano.

- A apresentação mostra a nossa cultura: um pouco de MPB e outra da nossa miscigenação. As atletas treinam muito e tem um dia-a-dia puxado, mas muito organizado, sabem aproveitar ao máximo o tempo. O fundamento do esporte de rendimento é a pré-determinação com um objetivo futuro. Elas já chegam sabendo disso, e por isso, tem um perfil e uma personalidade bem definida, explica Monika Queiroz, técnica de conjunto da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Pré-Pan/Rio 2007, que foi realizado em Vitória no ano passado, por isso a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-americano para observar a nova geração de atletas brasileiras, e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o Rio 2007.

Os ingressos para o Desafio Pan-Americano podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis (óleo, arroz, macarrão e feijão) até esta sexta-feira (08). Os locais de troca são: Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h.