logo

Selo Azul: presidente da Facerj visita Macaé

11/07/2025 16:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

O prefeito, Welberth Rezende; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; e o Secretário de Turismo, Leo Anderson, receberam o presidente do Sebrae/RJ, Robson Carneiro

Nesta sexta-feira (11), Macaé recebeu a visita do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro - Facerj, Robson Carneiro. Dentre os assuntos abordados, a proposta de certificação em práticas sustentáveis na economia azul foi apresentado. O "Selo Azul" confere ao município um status diferenciado, posicionando-o como referência em governança e sustentabilidade.




O programa também atrai investidores nacionais e internacionais que valorizam ambientes comprometidos com boas práticas ambientais e sociais. Tornar-se elegível para financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável, especialmente de organismos internacionais e bancos de desenvolvimento. 


"É um estímulo ao turismo ecológico e costeiro, com impacto positivo na economia local", afirmou Robson Carneiro.

Também há o fortalecimento da gestão pública, com a adoção de práticas e procedimentos padronizados e transparentes, contribuindo para maior eficiência e redução de desperdícios na administração pública. Promove a integração das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, turismo, pesca e urbanismo.

Ainda há melhoria da qualidade de vida, com a redução de impactos ambientais que afetam negativamente a saúde e o bem-estar da população, como poluição e degradação dos ecossistemas. Incentiva investimentos em infraestrutura urbana, saneamento, saúde e educação, beneficiando diretamente os moradores.

A atuação é proativa na preservação dos recursos naturais, garantindo sua sustentabilidade para gerações futuras. Reforça o papel das prefeituras como agentes de combate às mudanças climáticas e à degradação ambiental.

Municípios com o Selo Azul são reconhecidos como parceiros estratégicos para projetos de cooperação internacional, fortalecendo seu acesso a redes de apoio técnico e financeiro.


Robson foi recebido pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende; pelo Secretário Municipal de Turismo, Leo Anderson; pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; e pela chefe de gabinete da Secretaria, Mariana Previtalli.


Outra tema abordado foi a terceira edição da Feira da Economia do Mar, entre os dias 24 e 29 deste mês. O evento integra a programação da Expo Macaé 2025 - que celebra o aniversário da cidade - e será realizada no Parque de Exposições.

"Essa é uma programação voltada para empresários, empreendedores, estudantes, gestores públicos e a comunidade em geral e que abrange interessados de toda a região da costa Norte Fluminense", afirmou Welberth.

A feira é uma realização da Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, de Pesca e de Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar e o Sebrae/RJ. O evento também conta com o apoio de instituições como ACIM, CDL Macaé, Macaé Convention & Visitors Bureau, SINCO Macaé, LIDER Norte e RedePetro-BC.

"Além dos estandes que ficarão disponíveis para a visitação gratuita do público, teremos uma programação técnica nos dias 24 e 25 de julho (quinta e sexta-feira), com conferências e painéis voltados a temáticas como energia offshore, turismo náutico, economia azul e gastronomia do mar. Uma oportunidade para ampliarmos a visão sobre esses assuntos tão importantes e atuais", explicou Rodrigo Vianna.


"O Estado do Rio é um polo estratégico, com potencial para articular ações entre setor privado, governo e sociedade civil, com abordagem inovadora, para alavancar a Economia Azul de forma sustentável", detalhou Robson, acompanhado do chefe de gabinete da presidência do Sebrae, Renato Regazzi; e do superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, João Pedro Motta Leal.

Conecta

Em dezembro Macaé vai sediar uma edição do Conecta, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) em parceria com o Sebrae. Durante o encontro desta sexta-feira (11), Robson Carneiro deu detalhes sobre o evento. O Conecta, que também tem o apoio de Associações Comerciais e Prefeituras, é focado na geração de negócios e integração entre empresas, além de promover o fortalecimento da economia local.

"O Conecta é uma plataforma dinâmica e itinerante que visa conectar empresários de diversos portes, especialmente micro, pequenos e médios empreendedores, com grandes empresas e instituições. O evento é estruturado para estimular a cooperação, o fortalecimento do associativismo e a geração de negócios concretos", explicou Robson Carneiro.

Os principais componentes do Conecta são:

Rodadas de Negócios: sessões estruturadas para reuniões rápidas e objetivas entre empresas âncoras e potenciais fornecedores locais, facilitando contatos comerciais e fechamentos de contratos. Essas rodadas são planejadas com agendamento prévio para otimizar o tempo e o potencial de negócios.

Painéis temáticos: debates e palestras com especialistas que abordam temas relevantes, como inovação, sustentabilidade, cadeia produtiva, empreendedorismo e desenvolvimento regional. Essas discussões proporcionam conhecimento estratégico para os participantes.

Networking e trocas de experiências: espaços para interação entre empresários, líderes e representantes institucionais, fortalecendo a rede de contatos e estimulando futuras parcerias.

Apoio institucional e parcerias: o evento reúne órgãos públicos, associações comerciais, entidades de apoio ao empreendedorismo, entre outros, reforçando o ecossistema de negócios regional.



Fotos Relacionadas