Sem Fronteiras continua formação em Ética e Cidadania de Jovens

16/05/2007 11:07:02 - Jornalista: Equipe Secom

Mais um encontro do Plano de Trabalho foi realizado esta semana pelo Programa Sem Fronteiras, da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) com objetivo de qualificação e emprego. Durante oito meses, os cerca de 200 jovens participarão de aulas na parte da manhã ou tarde. O tema do encontro foi identidade, resgate e valorização cultural, para rever toda cultura local e contextualizar os jovens nos conceitos de artesanatos, dança e música.

A palestrante, Conceição de Maria, diretora cultural do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro-NF, abordou o conceito da identidade cultural e incentivou os jovens a serem protagonistas da cultura do município e agentes multiplicadores em suas comunidades e escolas. Foi realizada também uma dinâmica sobre o tema “O Circo”, onde os grupos caracterizados puderam demonstrar seus talentos.

Durante oito meses, tempo de desenvolvimento do plano de trabalho, serão abordados quatro temas. O primeiro será o Protagonismo Juvenil, com objetivo de estimular nos jovens a auto-valorização e a descoberta de seu potencial como agente de mudança social. Serão abordadas também: as relações inter-pessoais, a escola e a inclusão social, o voluntariado, e o resgate e valorização da identidade cultural local.

A Qualidade de Vida será o segundo tópico, com a finalidade de colaborar na promoção e preservação da saúde dos jovens. Serão tratados temas como a sexualidade, família e arranjos familiares, ética e cidadania, consumo e juventude.

A Educação Ambiental será discutida na terceira abordagem, onde serão debatidas as questões relacionadas à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, que incluem cuidados e soluções de problemas ambientais locais. E ainda, noções de preservação e cultivo de espécies ameaçadas de extinção; aproveitamento e reaproveitamento de resíduos e atividades de coleta e reciclagem de materiais.

O quarto e último tema será a Educação para o Mundo do Trabalho e Qualificação Profissional, com a finalidade de desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional. Serão estudados o trabalho na juventude; empregabilidade, empreendedorismo e cooperativismo; capacitação para o uso de tecnologias digitais, de gestão, técnicas de produção; legislação trabalhista e segurança no trabalho.

Programa Sem Fronteiras
O programa Sem Fronteiras tem como meta a inserção de jovens de 16 a 24 anos, residentes em Macaé, identificados em situação de risco, no mundo do trabalho. O programa é desenvolvido em três fases: formação em ética e cidadania; qualificação profissional, e inserção no mercado de trabalho. Todas as fases são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, fala da importância da qualificação dos jovens. – É de suma importância que os jovens se qualifiquem para que tenham um futuro digno. Toda a equipe da Semtre está empenhada na missão de qualificar e empregar os jovens engajados nos projetos desenvolvidos pela prefeitura, fala Bogado.

A coordenadora do Programa Sem Fronteiras, Euzineia Santuchi, disse que além de se incumbir desta missão, o programa auxilia a formação pessoal dos jovens, para que eles tenham a consciência de que são os únicos responsáveis por suas ações enquanto cidadãos no mundo onde está inserido.