logo

Sem Fronteiras para o conhecimento

08/07/2005 16:53:25 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Oitenta alunos do Projeto Sem Fronteiras ganharam mais um incentivo no início desta semana com a abertura de 60 vagas para um curso de informática patrocinado pela empresa Serviços Marítimos Continental e Ong Viva Rio. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público tem dado aos alunos a oportunidade de fazer novos cursos em áreas afins. Entre os benefícios de patrocinar o programa, os empresários ganham na redução do FGTS.

O programa Sem Fronteiras atende jovens de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e com renda familiar inferior a três salários mínimos. O programa foi reformulado, se alinhou a SA 8000 - que visa aprimorar o bem estar e as boas condições de trabalho de um sistema de verificação que garanta a contínua conformidade e os padrões estabelecidos pela norma -, e ao primeiro emprego.

No entanto, continua com a mesma natureza, seguindo as diretrizes da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), onde o programa está vinculado. O Sem Fronteiras auxilia na preparação dos jovens para o mercado de trabalho como complementação de renda familiar e obrigatoriedade de freqüência e bons rendimentos escolares.

O programa já conseguiu firmar algumas parcerias como no Instituto Macaé de Metrologia (IMMT), onde jovens fizeram curso de Medição Dimensional. Além dos cursos profissionalizantes, eles participam de palestras sobre cultura, postura, sexualidade e atos de higiene.

No momento, os coordenadores do programa firmam parcerias para cursos de Inglês e de Leitura. Esse último, vai oferecer resgatar o déficit que os alunos têm na escrita e na leitura.

Semanalmente, os jovens vêm ao programa para participar de palestras de formação pessoal. A equipe do Sem Fronteiras faz todo acompanhamento dos jovens e aqueles cujo rendimento escolar for baixo, passa por reforço escolar.

O programa conta com apoio das outras secretarias municipais. Na saúde, os jovens e seus familiares são atendidos com prioridade. A secretaria de Transporte vai viabilizar o passe escolar para que eles possam ir à escola.A Educação disponibiliza vagas na rede pública aos alunos e seus pais (se desejarem). A Promoção Social mantêm um link direto com a equipe do Sem Fronteiras, através de assistentes sociais. A secretaria de Esporte também abrirá vagas em suas atividades.
A maior proposta do Sem Fronteiras é profissionalizar os jovens e encaminhá-los ao mercado de trabalho.