logo

Semana da Consciência Negra tem extensa programação

10/10/2025 11:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Representantes de segmentos sociais ligados à temática afro-brasileira se reuniram na noite da última quarta-feira (08)

Em Macaé, a Semana da Consciência Negra, que vai acontecer entre os dias 17 a 22 de novembro, contará com ações voltadas para conscientização com foco na saúde, cultura e esporte. A programação é promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEMPIR). Para isso foi iniciada na noite desta quarta-feira (08), a elaboração da programação com a participação de representantes de alguns segmentos sociais ligados à temática afro-brasileira.

No espaço de diálogo e articulação entre poder público, movimentos sociais e instituições do município foram tratadas ações como: evento no dia 17, com foco na saúde da população negra; caminhada no dia 20 de novembro, iniciada próximo ao Baobá plantado na Praia da Imbetiba, com destino a pontos históricos como Lira dos Conspiradores, Rua da Igualdade, Lira dos Conspiradores e Centro Cultural de Macaé; além do busto de Carukango, liderança quilombola do Norte e Noroeste Fluminense, em frente ao Centro Cultural do Legislativo, antiga sede da Câmara Municipal de Macaé.

Já no dia 22, no turno da manhã, está prevista a Feira Multicultural, com a integração de representantes de várias instituições em exposições e apresentações artísticas. Neste mesmo dia, a equipe da SEMPIR irá participar de outros eventos ligados a outras entidades.

Segundo a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, o objetivo da Semana da Consciência Negra é levar a mobilização e reflexão sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil.


"A proposta é valorizar a cultura, a história e as contribuições do povo africano e afrodescendente para a sociedade brasileira. Essas atividades servem como um espaço de reparação histórica e para a luta antirracista. A pasta busca garantir a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade", ressalta.



O Dia da Consciência Negra é uma data de reflexão que tem como objetivo permitir que a sociedade possa tratar do problema do racismo, discriminação racial e as desigualdades enfrentadas pela população negra no Brasil e no mundo. Além disso, busca-se valorizar as contribuições culturais, econômicas e políticas da comunidade negra.

O ensino da cultura e da história afro-brasileiras faz parte do calendário desde 2003, quando a Lei Federal 10.639 instituiu sua obrigatoriedade nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo brasileiro criou o Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, através da regulamentação da lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil.

A lei, inicialmente, não era considerada feriado nacional, mas isso mudou a partir de uma nova regulamentação feita no ano de 2023. A escolha de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares (homem negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade), e faleceu neste dia, no ano de 1695.


Fotos Relacionadas