Os mutirões para controle de vetores serão realizados em diversos locais
A gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Executiva de Atenção Básica divulgou o cronograma da semana.
O carro fumacê passará na Nova Esperança na terça-feira (11) às 5 horas e na Ajuda de Baixo na quinta-feira (13) também às 5 horas. Já o controle do mosquito Culex, também conhecido como pernilongo, será no Canal Campos/Macaé I,II,III; no Canal da Rua 62 – Parque Aeroporto e Canal Sol y Mar durante toda a semana.
Outro destaque é a atualização do Reconhecimento Geográfico (RG 1). Este trabalho, que ocorrerá durante toda a semana no Horto, visa determinar o número de residências e anexos na área previamente delimitada, além de classificá-los conforme o tipo de construção.
A iniciativa também busca coletar dados essenciais sobre as vias de acesso, a situação das localidades em relação a vizinhos e coleções hídricas, bem como avaliar as condições sanitárias e os meios de comunicação disponíveis.
Entre os dias 10 e 14 de março de 2025, os bairros de Virgem Santa, Cabiúnas, Ajuda de Baixo, Lagomar e Bairro da Glória se tornarão focos na luta contra a proliferação de vetores. Durante esse período, equipes de saúde pública intensificam as ações de combate, realizando inspeções em empresas locais, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos.
“Essa atualização é fundamental para aprimorar a vigilância e a saúde ambiental na região”, comentou o gerente da Vigilância Ambiental, Julinho Antunes.
A pesquisa entomológica, que é o estudo científico de insetos, será realizada de segunda a sexta-feira no Sana. Os entomologistas podem estudar uma variedade de tópicos, incluindo a biologia, ecologia, comportamento e taxonomia de insetos. Eles também podem estudar o papel dos insetos na transmissão de doenças, na agricultura e em outros ecossistemas.
"O objetivo é engajar a comunidade e promover um ambiente mais saudável. As iniciativas são parte de um esforço contínuo para combater a dengue e outras doenças transmitidas por vetores, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores", acrescentou Antunes.