logo

Semana das Águas começa com conscientização nas escolas

18/03/2013 18:38:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A importância do meio ambiente na vida do homem e os cuidados para a sua preservação e desenvolvimento sustentável são o centro das discussões no Encontro Dia Mundial das Águas, que começou nesta segunda-feira (18), nas escolas de Ensino Fundamental, vai passar pela universidade e será encerrado no sábado (23), com canoagem homenageando o Rio Macaé e seus benefícios para a população.

O evento ocorre esta semana devido ao Dia Mundial das Águas, 22 de março, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e envolve alunos da rede pública municipal, técnicos, pesquisadores, ambientalistas e demais representantes da sociedade civil que têm a consciência de que água é sinônimo de vida para esta geração e as futuras.

A Semana das Águas pretende formar uma espiral de debates entre os macaenses sobre a qualidade das águas e sua conservação, com foco principal na mobilização para participação no processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Macaé. A realização é da prefeitura em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do campus Macaé e Nupem, Instituto Federal Fluminense e o Comitê de Bacias dos Rios Macaé e das Ostras, com apoio da Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e Iate Clube de Macaé.

São três momentos (veja abaixo a programação completa). Primeiro, “O Rio Macaé e outras águas nas escolas”: palestras sobre os recursos hídricos e ecossistemas macaenses para alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, desta segunda-feira (18) a quinta-feira (21), das 9 às 17 horas, atendendo cerca de 800 jovens, de oito escolas do segundo segmento da rede pública municipal. Segundo, na sexta-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial das Águas, a partir da 14 horas, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.

E no terceiro momento, o Rio Macaé Com(n)Vida (recomendações abaixo): evento de canoagem em celebração à vida do Rio Macaé, no sábado (23), com saídas às 5 horas e às 10 horas, da Secretaria de Ambiente (Sema), e chegada prevista às 17 horas, no Iate Clube de Macaé.
O evento destina-se a gestores, técnicos do poder público, conselheiros de meio ambiente, comunidade acadêmica em geral e outros membros da sociedade interessados no desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Mais informações pelo e-mail: agendamento.sema@macae.rj.gov.br.

Programação completa:

Nas escolas: nesta segunda-feira (18), pela manhã, no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, no Bairro Novo Cavaleiros; e à tarde, na região serrana, no Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, e Colégio Raul Veiga, em Glicério.

Nesta terça-feira (19), pela manhã, no Colégio Municipal Botafogo, no Bairro Botafogo; e à tarde, no Colégio Municipal Engenho da Praia, no Lagomar.

Quarta-feira (20), pela manhã, Ciep 58 Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto; e à tarde, Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, no Bairro Costa do Sol.

Quinta-feira (21), manhã, Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias, na Barra; e à tarde, Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo.

Na universidade: sexta-feira (22), das 14 horas às 14h30: abertura com os professores doutores Aricelso Maia Limaverde (UFRJ-Macaé); Maria Inês Paes Ferreira (IF Fluminense/Secretaria de Ambiente de Macaé); e Virgínia Villas Boas de Sá Rego (CBH dos Rios Macaé e das Ostras/Nova Friburgo), além de secretários de Ambiente de Macaé e Casimiro de Abreu.

Das 14h30 às 15h: diagnóstico das condições ambientais do estuário do Rio Macaé, com o professor doutor Maurício Mussi Molisani (Nupem-UFRJ-Macaé).

Das 15h às 15h30: plano da Bacia dos Rios Macaé e das Ostras, com a professora doutora Virgínia Villas Boas de Sá Rego (CBH dos Rios Macaé e das Ostras).

Das 15h30 às 15h45: intervalo para café

Das 15h45 às 16h15: a água como eixo integrador de projetos de Educação para Gestão Ambiental, com o professor Ricardo Pacheco Terra (Projeto Sala Verde/IF Fluminense).

Das 16h15 às 16h45: a mesa redonda com debate sobre o estuário do Rio Macaé e ordenamento costeiro com participação de representantes do Iate Clube de Macaé, Capitania dos Portos e Coordenadoria de Gerenciamento Costeiro e Áreas Marinhas.

Das 16h45 às 18h: exibição da peça “O Rio Esperança”, da ONG Pequena Semente, da Apa do Sana.

Das 18 horas às 18h30: encerramento.

Canoagem – Rio Macaé Com(n)Vida, no sábado (23), das 5 às 10 horas. Entre as recomendações, o caiaque será depositado no caminhão sem equipamentos e deverá estar protegido com rolos de papelão; o colete salva-vidas é obrigatório; o remo e outros equipamentos serão levados no ônibus; a confirmação do participante será feita no momento da inscrição, que se encerra na quarta-feira (20); o transporte dos caiaques em veículos próprios poderá ser feito desde que em cumprimento com os horários nos dois pontos de partida.

Os participantes devem levar alimentação e dois litros de água. Orienta-se para o uso de chapéu, boné, filtro solar e roupas leves. O percurso é longo, com tempo estimado de remada de 8 a 10 horas até a foz do rio e cada um deve saber de suas limitações. Por isto, haverá um segundo ponto de partida rio abaixo com percurso médio de quatro a cinco horas de remada.

O segundo grupo partirá somente após a chegada de todos os participantes do primeiro grupo. Os canoístas devem manter-se agrupados e usando a estratégia do primeiro passar a ser o último para controlar os mais ligeiros e ninguém ficar isolado durante o percurso. A idade mínima para participar é 14 anos com acompanhante canoísta.

A chegada está prevista para as 16 horas, na Praia da Barra, no Iate Clube, onde os canoístas serão recebidos com banda de música, cuja homenagem maior será para o Rio Macaé.

Agentes da Defesa Civil e da Guarda Ambiental, em caiaques, darão todo o apoio aos participantes. Podem ser usadas no evento caiaque, canoa de fibra ou canoa havaiana, em condições de segurança e com o peso limite recomendado pelo fabricante. No percurso da canoagem não será permitido o uso de veículo e embarcação motorizados.