logo

Semana de Ciência e Tecnologia apresentará inovações em diversas áreas

03/10/2014 15:40:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A programação se estende do dia 09 ao 24 de outubro

Uma mostra à sociedade dos diversos tipos de tecnologia produzidos no município, a fim de gerar mais inovações em diferentes áreas, é o que pretende ser a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Macaé, deste ano. Com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", a programação abre espaço tanto para as tecnologias voltadas para o desenvolvimento econômico, quanto para as assistivas que buscam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Também têm lugar aquelas direcionadas à Educação Básica, contemplando estudantes e educadores.

Para apresentar as várias facetas tecnológicas, a programação foi estendida. Ela acontece de quinta-feira (9) ao dia 24. A abertura será com a palestra “Desenvolvendo e Posicionando a Marca Havaianas Mundo Afora”, ministrada por Angela Hirata, no Hotel Mércure, na Av. Atlântica, 1260, Praia dos Cavaleiros. O Sebrae Tec, um dos parceiro da prefeitura na realização desse evento, oferecerá quinze palestras gratuitas até dia 16, sempre das 19h às 22h. Depois do Sebrae Tec, a programação prosseguirá com palestras variadas, visitas guiadas, oficinas, exposição de vídeos, gincanas, jornada de pesquisa e extensão entre outras atividades. O programa está disponível no Portal da Prefeitura (http://www.macae.rj.gov.br/sedec/conteudo/titulo/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia).

- Costuma-se ter um conceito limitado do termo tecnologia que é, na verdade, o conhecimento de como se fazer algo. E isso é muito amplo. O Sebrae Tec abarca as tecnologias voltadas para o sistema produtivo. Mas trataremos de outros sistemas no decorrer da SNCT. Nosso objetivo é promover esses conhecimentos para que todos os sistemas possam funcionar de maneira mais eficiente. Buscamos inovações e, por isso, pretendemos fazer a conexão entre o sistema produtivo (através do Sebrae Tec), as universidades convidadas e o governo, diz o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares.

Outro importante enfoque da SNCT é a integração com as redes de ensino, especialmente a de Educação Básica, com a intenção de despertar estudantes e professores para o estímulo à pesquisa. Todas essas estratégias têm como meta a criação de uma atmosfera empreendedora na sociedade que preceda a instalação do Macaé Techno Park, o parque científico e tecnológico do município, em fase de implantação. "Nossa proposta é que, durante a SNCT, a sociedade tenha um momento para refletir sobre o quanto de ciência e tecnologia ela já promove, na expectativa de que esse clima de inovação impulsione o Techno Park", ressalta um dos organizadores do evento, Robério Fernandes.

A partir do dia 20, começam as visitas guiadas e as oficinas de geração de renda. Haverá também a palestra de apresentação do Projeto Macaé Rio Sustentável pela Agenda 21; exposição de vídeos audiodescritíveis e a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidente no trabalho (Sipat). O dia será fechado com a palestra do professor Pedro Demo: Educar por meio da pesquisa. No dia 22, os destaque são: III Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); apresentação do Plano Nacional Viver sem Limites; gincanas de física em bibliotecas da região serrana do município e a exposição do controle meteorológico.

Também neste dia começa o 'Ciência na praça', das 9h às 16h, na Praça Veríssimo de Melo, que envolve estudantes da Educação Básica. No dia 23, acontece a Jornada de Pesquisa e Extensão (UFRJ). O programa terminará com a apresentação do basquete paraolímpico, um dos representantes da Tecnologia Assistiva, aquela voltada a pessoas com deficiência, baixa mobilidade ou idosos.

São parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico na realização da SNCT em Macaé: a Fundação Educacional de Macaé (Funemac); o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec); a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Social; a Defesa Civil; o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o Instituto Federal Fluminense (IFF/Macaé); a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac); o Sebrae, o Sesi e o Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo).

Clique aqui para se inscrever

Clique na imagem para ampliá-la.