Com a finalidade de reforçar o gosto pela alimentação saudável dos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, distribuiu aos dirigentes das escolas municipais um manual com 13 atividades pedagógicas que visam mobilizar a comunidade escolar quanto à importância de um cardápio nutritivo e de gêneros provenientes da agricultura familiar. As ações, que já estão sendo preparadas pelos educadores, serão realizadas entre os dias 15 e 19 de outubro, período em que a rede municipal vai se mobilizar na Semana de Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, cuja data alusiva é 16 de outubro.
O manual de informações, que foi produzido pela equipe de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, é voltado para professores do segmento infantil, conforme especificidades da faixa de idade dos alunos, e para aqueles que lecionam com os alunos do 1º ao 9º ano. As propostas da Semana de Comemoração do Dia Mundial da Alimentação têm como objetivo sensibilizar e estimular os alunos quanto à importância do consumo de alimentos produzidos na região, informar aos estudantes sobre o papel das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução de problemas como pobreza, despertar o interesse para as atividades agrícolas e estimular, em sala de aula, a abordagem do tema relacionado à alimentação escolar.
A programação se volta para a conscientização quanto ao trabalho focado em práticas alimentares saudáveis. Em Macaé, a agricultura familiar, através das cooperativas (COOPMAC e a COAPEM), fornecem para a merenda escolar gêneros como banana d`água, banana passa, laranja, tangerina, caqui, abacate, mel, iogurte, queijo minas, filé de peixe, almôndega de peixe, fubá, cenoura, aipim, inhame, beterraba, quiabo, alface, cheiro verde, couve e feijão de corda. E as ações das cooperativas agrícolas são importantes mecanismos destinados à qualidade nutricional do cardápio oferecido aos alunos do município.
O tema da Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação será “Ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza”. De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar da rede municipal de ensino, Dina Reis, os professores orientadores serão responsáveis por repassar sugestões pedagógicas que deverão ser ministradas nas salas de aula por professores das disciplinas de Geografia, Português e Ciências.
Entre as atividades indicadas estão exposições de vídeos e de cartazes sobre o trabalho das cooperativas e os gêneros produzidos, a produção de gêneros textuais referentes ao tema e visitas – que já estão sendo agendadas –, ao Assentamento Celso Daniel, Cooperativa de Leite, Cooperativa Agropecuária de Macaé e Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial da Agricultura Familiar dos Produtores e Trabalhadores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel.
Macaé cumpre o que está descrito na Lei 11.947/2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada na merenda escolar. Esta lei tornou obrigatória a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de gêneros da agricultura familiar: “Esse é mais um trabalho que cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, ressalta Dina.
Atualmente, a rede municipal de ensino oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde para as unidades com horário integral, além de café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde, para as escolas que funcionam em horário parcial. Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem jantar.