Foto: Maurício Porão
“Animais domésticos e Unidades de Conservação” foi o tema do encontro
A 1ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses foi encerrada nesta sexta-feira (08), no Parque Municipal Atalaia. O evento faz parte das atividades do Dia Mundial de Zoonoses, comemorado em 6 de julho. O objetivo do encontro foi falar sobre o assunto e capacitar os profissionais.
O biólogo, mestrando em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Nupem/UFRJ e subsecretário municipal de Proteção Animal, Luan Campos, apresentou a palestra com o tema ”Animais domésticos e Unidades de Conservação”.
Luan falou sobre a importância de não se levar animal doméstico para unidades de conservação. “Há um perigo de disseminação de zoonoses entre as espécies. Por isso, é importante não levar os animais para esses locais. Eles tanto podem levar zoonoses urbanas, como também podem disseminar doenças típicas das unidades de conservação”, explicou.
O biólogo abordou, ainda, a questão do abandono dos animais domésticos, aspectos socioeconômicos, além do fato de Macaé possuir uma população flutuante, possibilitando que muitos desses animais sejam abandonados. “Temos que buscar uma relação de equilíbrio entre o homem e a natureza”, ressaltou.
A supervisora da Coordenação Especial de Vigilância Ambiental (Cevas), Aline Borges Neves, avaliou como positiva a semana, pois conseguiu alcançar o seu objetivo. “A finalidade era conscientizar sobre as zoonoses e capacitar os nossos profissionais tanto da área urbana, quanto da região serrana sobre o assunto”, disse.
A 1ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses contou com visitas aos prédios dos órgãos públicos para levantamento e orientação sobre Aedes aegypti, palestras, mesa-redonda e minicurso.