logo

Semana de Prevenção de Zoonoses vai até sexta-feira

05/07/2023 13:31:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A realização é da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde

Segue nesta quinta (06) e sexta-feira (07) a 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses, realizada pela Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas). O evento marca o Dia Mundial das Zoonoses (06/07), quando, em 1885 na França, o cientista Louis Pasteur aplicou a primeira vacina contra a raiva.

Na quinta-feira a programação contará com palestras que abordarão desde novas tecnologias para controle de vetores e o perfil epidemiológico da febre maculosa nas cidades do Estado do Rio de Janeiro, como também a Influenza aviária, temas relevantes e atuais. O evento terá início às 8h, no auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária.

Já na sexta-feira, acontece o mini-curso "Micologia sanitária: Diagnóstico Clínico-Laboratorial da Esporotricose Humana e Animal", com o doutor em Ciências e chefe do Laboratório de Micologia Médica e Forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Murillo Neufeld.

Em Macaé, a Cevas realiza uma série de ações e trabalhos educativos, investigação de casos suspeitos e/ou confirmados de zoonoses, eliminação de criadouros de vetores e vacinação antirrábica animal.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) existem mais de 200 tipos de zoonoses. Uma zoonose pode ser transmitida de forma direta (principalmente através do contato com secreções) ou contato físico (arranhaduras ou mordeduras). De forma indireta (por meio de vetores como mosquitos e pulgas), por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário), entre outras.

Programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses:


Dia: 06/07 – Palestras: Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, Cidade Universitária


8h - Credenciamento


8h30 - Abertura solene


9h – Palestra: "Novas Tecnologias para Controle de Vetores"

Palestrante: Jorge Antônio da Cunha Chagas (Biólogo- Saneamento Ambiental Projetos e Operações- SAPO)


10h15 - Intervalo


10h30 - Palestra: "Panorama sobre as Leishmanioses no Rio de Janeiro e o papel da Vigilância Entomológica"

Palestrante: MSc. André de Figueiredo Barbosa (Mestre em Ciências - Laboratório de Doenças Parasitárias- Instituto Oswaldo Cruz/IOC- Fiocruz)


11h30 - Almoço


13h30 - Palestra: "O perfil epidemiológico da febre maculosa nas regiões e cidades do estado do Rio de Janeiro"

Palestrante: Sabrina Teixeira da Silva Moraes (Médica Veterinária da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal de Itaperuna/RJ e Mestranda em Saúde Pública e Zoonoses na Universidade de Vila Velha - UVV)


14h30 - Palestra: "Influenza aviária: desafio para a saúde única"

Palestrante: MSc. Fernando Silveira Ferolla (Mestre em Produção Animal - Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Macaé/RJ - Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento/SEAPPA)


15h30 - Encerramento

Dia: 07/07 – Mini-curso: Auditório Cláudio Ulpiano, do bloco A, Cidade Universitária


8h - Credenciamento


08h30 - Mini-curso: "Micologia sanitária: Diagnóstico Clínico-Laboratorial da Esporotricose Humana e Animal"

Palestrante: Dr. Paulo Murillo Neufeld (Doutor em Ciências - Chefe do Laboratório de Micologia Médica e Forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ)


14h30 - Palestra: "Influenza aviária: desafio para a saúde única"

Palestrante: MSc. Fernando Silveira Ferolla (Mestre em Produção Animal - Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Macaé/RJ - Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento/SEAPPA)


15h30 - Encerramento


Fotos Relacionadas