Foto: Rui Porto Filho
Evento reúne exposição e venda de produtos, além de oficinas
O sucesso e adesão da Semana do Artesão, lançada segunda-feira (14), garantiu a continuidade do evento. Em vez de terminar no dia 18, as programações prosseguem até a próxima quarta-feira (23). Atividades com a oficina de vagonite atraiu alunas de diferentes ramos profissionais, de dona de casa à dentista. A aula prática foi descrita pelas participantes como terapia e uma nova oportunidade lucrativa. A palestra ‘A Arte do Design’, com o artesão Cocco Barçante, a mais esperada pelos profissionais do ramo, atraiu 70 pessoas. Além disso, artesanatos expostos nos stands chamam atenção das pessoas que transitam próximo à Galeria do Teatro Municipal, local do evento.
Marilda da Costa Lamônica, responsável pela oficina de vagonite, ressaltou que integração, oportunidade de conhecer novas pessoas, e acesso a outras atividades, são características positivas que as oficinas oferecem. "É uma novidade para a maioria das participantes, então, elas aprendem o passo a passo e pegam gosto pela prática, que além de ser um hobby passa a gerar renda. Ao final de cada oficina, as participantes também recebem o certificado de participação", ressalta, a professora do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).
As alunas Maria Aparecida de Souza, Sandra Rodrigues e Flávia Cristina Matos elogiaram a competência da professora de vagonite. "Para aprender basta se dedicar. A forma que nos é passada também conta muito. A professora Marilda é ótima profissional e tem dom e paciência para ensinar", comentam satisfeitas.
No hall de entrada, os visitantes se deparam com a exposição de artesanatos no Espaço Mulher Cidadã, dedicada aos trabalhos manuais feitos pelos grupos da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Panos de pratos pintados e bordados, colchas de retalho, necessaires e bancos feitos de pneus e madeiras recicláveis são alguns dos objetos comercializados. "O valor das peças varia de R$7 a R$180, valorizando o trabalho e talento das artesãs", explica o professor do CCI, João Luiz Ribeiro.
Nos outros stands da galeria, mais trabalhos encantam os clientes. Alguns expõem a história e os pontos turísticos de Macaé, outros da Páscoa que se aproxima. Do infantil ao adulto, são diversas opções de presentes que servem como utensílios domésticos, escolares, artigos de cama, mesa e banho, além de enfeites para sala de estar e jardim. Blusas e bolsas pintadas, portas-treco, luminárias, caixas personalizadas, espelhos, peso de porta, tapetes, boneca 'namoradeira', entre outros são oferecidos ao público, com preços acessíveis.
A senhora Laurita Gil Dias foi uma das clientes que visitaram os stands. Ela conta que as blusas pintadas com o desenho da Nova Aurora chamaram sua atenção pela simplicidade e beleza de Macaé. "Acabei de chegar e estou encantada. Fiquei sabendo da Semana do Artesão, resolvi visitar e a vontade é de levar muitas peças", conta, sorridente.
A programação do evento segue, nesta quinta-feira (17), com palestra sobre Microempreendedor Individual e Microcrédito, das 9h às 10h, e com oficina de trabalhos confeccionados com Escama de Peixes, das 10h30 às 12h. Na sexta-feira (18), terá Oficina de Bijuterias com PET, das 9h às 10h30. Das 14h às 16h, a Oficina da vez é de Pacht Apliquê e finalizando com Oficina de Técnicas e Jateamento em Vidro, das 15h às 16h30.
A iniciativa é promovida pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Fundação Macaé de Cultura (FMC) e Sebrae.