logo

Semana lembra Dia Mundial da Voz

16/04/2015 11:43:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Promover a saúde vocal e favorecer a identificação de doenças vocais serão trabalhados

Para lembrar o Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira (16), a equipe de Fonoaudiologia do Núcleo de Saúde Mental promoveu a Semana de Atenção à Saúde Vocal. O público participou de oficinas, ciranda e triagem sobre o tema. A ideia foi sensibilizar a população quanto a importância da voz nas atividades familiares, sociais e profissionais, além de promover a saúde vocal e favorecer a identificação de doenças vocais, assim como o câncer de laringe.

De acordo com a fonoaudióloga Ana Cristina Ribeiro, as oficinas tiveram a proposta da promoção da saúde vocal. “O intuito também foi evidenciar a necessidade das pessoas terem voz no mundo e na sociedade, favorecendo assim a saúde mental. A voz é instrumento de comunicação, trabalho e também meio de expressão de sentimentos e opiniões”, explicou Ana Cristina.

A Ciranda da Voz contou com participação da comunidade, funcionários e pacientes. No encontro, todos tiveram a oportunidade de expor suas ideias e habilidades. Os profissionais realizaram, em parceria com a fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, oficina de alongamento, triagem vocal e oficina de exercícios e expressão vocal, embalados com a trilha sonora preparada por musicoterapeuta, especialmente para o evento.

Houve também uma roda de conversa e caminhada, sugerida pelos próprios usuários, saindo do Núcleo de Saúde Mental, Rua das Laranjeiras, s/nº, até a Praia dos Cavaleiros. “Contamos com a participação de fonoaudiólogas de outros dispositivos da rede, que formam a equipe de corrida Fonofit, que tem o propósito de promover saúde, por meio da atividade física, melhorando, assim, a qualidade de vida”, acrescentou a fonoaudióloga.

É importante verificar aos sintomas como rouquidão, cansaço ao falar, pigarro constante, perda ou falhas da voz ao final do dia. Estes são sinais de alerta de um possível problema vocal. Para quem tiver algum desses sintomas por mais de 15 dias, a orientação é procurar um especialista (fonoaudiólogo e otorrinolaringologista).

Dicas para ser amigo da sua voz:

· Fale sem esforço e articule bem as palavras;

· Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;

· Beba dois litros de água, em temperatura ambiente, diariamente;

· Durma bem;

· Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas e proteínas;

· Use vestuário confortável;

· Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;

· Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;

· Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;

· Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate, antes de utilizar a voz continuamente;

· Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;

· Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;

· Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;

· No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.