Foto: Divulgação
A pré-campanha foi priorizada na região serrana
A Secretaria de Saúde iniciou a Semana Macaé contra a Dengue com uma pré-campanha na região serrana realizada de quarta a esta sexta-feira (10 a 12). A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes do Centro de Controle de Zoonozes(CCZ) na aplicação de larvicida e raticida nas residências; do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas na administração do medicamento homeopático; da Coordenadoria de Saúde Coletiva na distribuição de material informativo e orientação do trabalho dos técnicos.
Os mutirões na serra contaram também com apoio da Secretaria do Interior e da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) na retirada de lixo e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em quintais e terrenos baldios.
As equipes orientadas pela Dra. Laila Nunes, coordenadora de Saúde Coletiva, estão desde quarta-feira atuando na serra, orientando a comunidade. A equipe do CCZ desenvolveu palestras junto à rede pública de ensino estimulando a identificação das larvas e no combate ao mosquito pelos alunos nas suas residências.
Simultaneamente, o Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas coordenado pela Dra. Maria Luiza da equipe de homeopatia, capacitou as equipes dos PSFs para uma pronta identificação dos sintomas da dengue e para administração do medicamento homeopático que se encontram nos postos à disposição da comunidade.
A pré-campanha foi priorizada na região serrana, devido ao diagnóstico de um paciente menor de idade com dengue hemorrágica ocorrido no Frade. O jovem está fora de perigo e a doença foi contraída provavelmente no Rio de Janeiro, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.
Campanha Dia D da Dengue
Neste sábado (13), acontece em toda Macaé, com plantão também em Glicério e Córrego do Ouro, a Campanha Dia D, da Secretaria Municipal de Saúde, quando todas as equipes estarão de plantão das 8 às 17 horas, em ação no centro da cidade e nos bairros. Neste dia será administrado o medicamento homeopático e distribuído informativos de como a comunidade deve proceder para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue nas residências.