O som dos instrumentos e a movimentação dos alunos de teatro e de pintura voltaram a fazer parte da rotina do Centro Macaé de Cultura esta semana. É que a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) deu início às aulas nesta segunda-feira (5) para mais um ano de aprendizado. Os polos de cultura que atendem a região serrana e o bairro Fronteira, bem como a Escola Municipal de Dança (EM Dança) também iniciaram as aulas.
A Emart retomou as aulas com os cursos livres de Teatro (infantil, juvenil e adulto), Música (adulto), Musicalização Infantil, Pintura, além do técnico de Teatro e técnico em Música para as turmas iniciadas no ano passado. Entre antigos e novos alunos a escola matriculou 580 alunos até o momento.
No Polo da Fronteira as aulas começaram no dia 19 de fevereiro, mantendo as 15 atividades culturais e esportivas desenvolvidas no ano passado: balé, jazz, ginástica, fit dance, combat, ginástica adaptada, dança de rua, arco e flecha, jiu-jitsu, capoeira, kick boxing, badminton, corfebol e percussão.
Com o quadro funcional composto em sua maioria por professores vinculados à Escola Municipal de Artes, a EM Dança matriculou 600 alunas em 2018. As futuras bailarinas se distribuem entre as 40 turmas de balé clássico, jazz, contemporâneo e danças urbanas.
Inaugurado no final do ano passado, em Glicério, o Polo de Cultura da Serra está abrindo as portas à comunidade serrana para o ensino de onze instrumentos, Teoria Musical, Canto, Dança de Salão, Balé, Zumba e Fotografia. Já o Polo de Cultura no Espaço CriaSana proporciona aos moradores do distrito do Sana, nesse ano, as aulas de Canto, Zumba, Fotografia, Jiu-Jitsu e Capoeira.