Foto: Maurício Porão
As ações mobilizaram 20 escolas da rede pública municipal de ensino durante três dias
O último dia da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi marcado por diversas atividades em Macaé. As ações mobilizaram, durante três dias, 20 escolas da rede pública municipal de ensino. Crianças e jovens visitaram as exposições dos projetos na Cidade Universitária, com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, abriu a programação desta quinta-feira (19). “É muito importante receber a Semana de Ciência e Tecnologia no campus. A Cidade Universitária tem uma circulação diária de 7.500 pessoas, sendo um espaço de formação e transformação. Além disso, também concentra instituições que desenvolvem pesquisas para toda a sociedade e a ciência tem o potencial de transformar”, frisou a secretária.
Em seguida, a professora de Língua Portuguesa da Prefeitura de Macaé, Gabriela Oliveira, foi a palestrante da roda de conversa, promovida na tenda externa. Ela é uma das autoras do livro “Histórias memoráveis – Como pessoas comuns transformam fraquezas em forças”. O público conheceu os bastidores da persistência para alcançar os resultados que deseja.
No mesmo espaço, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade estava com o painel fotográfico “Macaé: Unidades de Conservação”. A proposta foi apresentar aos participantes as oito unidades municipais e duas federais, com a identificação de lugares e suas relações, além da importância dos cuidados ao visitá-los.
Os estudantes da Escola Municipal Renato Martins, Laís Helena Xavier Maia, 11 anos, e Pedro Henrique da Silva, 12 anos, gostaram da Aquanave BRK. “Aprendi que devemos cuidar da nossa água, com uma apresentação interativa. Fiquei surpresa com as atividades”, disse Laís.
A SNTC contou com a exposição de projetos de vários órgãos da prefeitura e parceiros: Guarda Ambiental - Ações de Educação Ambiental da Guarda; De canoa, na Lagoa - Crispy Koa Va’a; Defesa Civil -Estações meteorológicas de baixo custo nas escolas; Ecologika - Coleta de eletroeletrônicos; Macaense Ambiental - “Meu destino está em suas mãos”; Remelixo - E aí, posso jogar remédio no lixo?; Aquanave BRK; Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade - Painel Fotográfico das Unidades de Conservação. Secretaria de Educação – Laboratório Inovar e Aprender.
A ideia foi compartilhar inovação e conhecimento, com cerca de 15 atividades simultâneas. O evento faz parte do cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, e acontece em Macaé através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, em parceria com a FeMASS, UFRJ Macaé, UFF, UENF, Fundação CECIERJ e CNPq.