logo

Semana Nacional do MEI em Macaé segue até sexta-feira (24)

21/05/2024 19:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Programação iniciou nesta terça com oficina no Parque Aeroporto

A programação iniciada nesta terça-feira, 21 de maio, na Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Ampra) contou com cerca de 50 microeempreendedores do bairro e adjacências. O bairro foi escolhido por ser o segundo mais populoso do município, que conta com uma média de 14 mil MEIs, sendo que a maior parte deles é de serviços. A programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, através da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae.

A programação foi aberta pelo vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta, nesta terça.

“ Em nome do Prefeito Welberth Rezende agradeço a Deus, ao Sebrae e a todos que participam e estão envolvidos na Semana do Empreendedor. Estamos levando capacitação e esperança nesta programação”, ressaltou.

Em sua terceira edição, esta é a primeira vez que a programação é itinerante acontecendo no Lagomar e na região serrana. Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Mariana Previtali, a programação foi preparada para chegar aos empreendedores de comércios e os bairros Lagomar e Parque Aeroporto foram escolhidos por serem mais populosos e com um número significativo de MEIs. “Estamos levando informação e conhecimento quanto a negócios, formalização, vendas e finanças. Temos o registro de 14.918 mil MEIs, das 25 mil empresas da cidade, sendo que só de serviço é mais que a metade, segundo o painel Data Sebrae, de 1 de maio. Os participantes também estão tendo acesso ao plantão da Casa do Empreendedor, que está atendendo para questões como dúvidas, atualização e formalização”, ressaltou.

Também estiveram presentes na abertura do evento Frederico Barbosa (presidente da Associação Comercial de Macaé), Luis Henrique Fragoso (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas), Eduardo Rosário (analista do Sebrae-Macaé), vereador Luciano Diniz, além de Sheila Juvêncio (Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres), ao lembrar que o evento da sexta-feira será especial para as mulheres da cidade. ”A violência doméstica pode estar inserida na parte financeira”.

“Parabenizo ao governo pelo interesse e por criar oportunidades para os pequenos e grandes comércios”, destacou Fragoso.

Já o consultor do Sebrae Macaé pontuou que até sexta-feira os microeemprededores terão acesso a uma vasta programação organizada com diversas abordagens. “Agradecemos a parceria da Prefeitura. Estamos com especialistas que visam contribuir com a atuação dos microeempredendores, e na sexta-feira será especial para as mulheres, mas o público masculino também pode participar”, pontuou.

O primeiro dia da Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), animou os participantes. Entre eles estavam Lúcia de Matos, que atua no ramo de produção de bolo caseiro, maçã do amor e algodão doce. “Moro no Aeroporto e fiz questão de me inscrever para melhorar meu negócio, que sinto que está faltando algo. Quero aprender coisas novas para agregar ao meu trabalho, e assim ter melhor desempenho”, comentou.

Da mesma opinião é Kalyne Adaes, que tem um cadastro de MEI ligado ao ramo de gráfica, estamparia e brindes. ”Nos especializar e agregar conhecimento é essencial para a melhoria do nosso empreendimento, e por isso resolvi participar”, contou.

O palestrante Luciano Bender, especialista do Sebrae elogiou a parceria. “É muito bom estar nesta semana novamente. O foco é repassar estratégias e técnicas que podem ser aplicadas no mercado para o aumento as vendas. O microempreendedor tem que estar atento à realidade e se adequar às exigências do mercado. Não pode se conformar com a mesmice e se estagnar. A atualização e o cuidado com a gestão são fundamentais. Não se pode pensar em se dedicar apenas à atividade fim, mas à atividade meio. Temos que ter em mente que quem entrega mais valor será escolhido pelo consumidor”, pontuou.

Vale lembrar que quem tiver dúvidas sobre a formalização do MEI poderá realizá-la remotamente, por meio do Portal do Empreendedor do governo Federal.

Confira a programação da semana:

22 (quarta-feira), às 14h - Oficina de Finanças, no Clube Sindservi, bairro Lagomar- Especialista Luciano Bender
23 (quinta-feira), às 17h - Oficina de Finanças, no Colégio Municipal do Sana, distrito do Sana Especialista Ana Cristina Sacramento
24 (sexta-feira), às 14h - Palestra de Empreendedorismo Feminino ‘Você sabe comunicar o valor que seu negócio entrega’, na ACIM. Especialista Márcio Cerbella


Fotos Relacionadas