Semaph promove mais uma edição do Professor Investigador

16/04/2010 16:26:37 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

O local da palestra fica na Rua Conde de Araruama 248, Solar dos Mellos

A subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), da Prefeitura de Macaé, reinicia em 2010 o projeto Professor Investigador. Desta vez, professores da área de ciências sociais irão absorver conteúdos que vão “da ocupação à criação da Vila São João de Macaé”.

Tudo ocorrerá numa palestra de três horas a ser ministrada pela mestra em História Social e Política Conceição Vilella Franco, no dia 28, uma quarta-feira, a partir das 14h.

De acordo com a autora e coordenadora do projeto, professora Gisele Muniz, os objetivos das aulas devem-se ao fato de que o profissional de ensino é extremamente responsável pela construção de indivíduos com capacidade crítica, a fim de agirem com consciência e coerência no espaço onde vivem.

- Partindo dessa premissa, a Semaph projetou a ideia de viabilizar encontros trimestrais, com a finalidade de oportunizar aos profissionais de ensino, principalmente de ciências sociais, para que conheçam mais adequadamente a história local e regional – aponta Gisele.

O projeto Professor Investigador existe há cinco anos em Macaé, quando já fez estudo do povoamento da região, relações escravistas, observações em aspectos econômicos, sociais e culturais do município.
Já palestraram profissionais como a professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Yedda Linhares (2006) e a doutora Marcia Amantino da Universidade Salgado de Oliveira. Até hoje, foram 15 encontros, iniciados em julho de 2005, com a participação de centenas de professores.

- Neste próximo encontro há 30 vagas abertas para aqueles que estão envolvidos com a cultura e a história, com a memória macaense. Seja para profissionais de turismo, de jornalismo, publicidade e outros – conta a coordenadora.

Os interessados poderão inscrever-se pelo telefone 2759-5049. O local da palestra fica na Rua Conde de Araruama 248, Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.