logo

Semed celebra Dia da Consciência Negra com ampla programação

18/11/2010 09:44:59 - Jornalista: Douglas Fernandes

Com o objetivo de integrar alunos e profissionais da rede pública de ensino através de conhecimentos e reflexões sobre a identidade, tradição e cultura do negro do país, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta sexta-feira (19), o II Encontro de Arte, História e Literatura África e Africanidade. Aberto ao público, o evento está programado para acontecer das 9h às 18h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.

O encontro é a culminância do projeto Africanidade, que acontece na rede municipal de ensino com visitas técnicas e atividades direcionadas. O “Africanidade” também conta, no decorrer do ano, com palestras para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministradas pelos professores Jorge Luís Murtinho, que divide as atividades do programa com o também educador e pós-graduado em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora, Jorge Luís Rodrigues.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta do programa Africanidade está sendo alcançada. “Baseado na lei 10.639-03, a secretaria está conseguindo resgatar e disseminar a Cultura Afro. O nosso objetivo é contribuir para as reflexões, assim como estimular educadores e estudantes quanto às ações e propostas fundamentadas no respeito étnico-cultural ”, ressalta.
Programação

O Encontro de Arte, História e Literatura- Áfricas e Africanidade será aberto oficialmente, às 9h, com a presença de autoridades e representantes da Semed, na Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Para o evento foram convidados professores e aluno da rede municipal, do 6º ao 9º ano de escolaridade, além dos alunos de 1º ao 5º ano das escolas municipais Coquinho, Amil Tanus e Engenho da Praia.

O público terá a oportunidade de assistir a palestra “Lei 10.639-2003 e as Práticas Educativas”, que será ministrada pela correspondente de "O Globo” , professora da Universidade de Juiz de Fora e doutora em Sociologia, Azuete Fogaça, além da coordenadora do curso de pós-graduação realizado pela Funemac ‘Afrocartografias: marcas da África na Travessia do Atlântico, a professora e doutora Sônia Santos. Na oportunidade, os palestrantes vão responder às perguntas sobre o tema.

Às 11h30, a monitora de horário integral da rede municipal de ensino, Elizabeth Medeiros, vai apresentar a exposição “Afro Máscaras”.

Após as 13h40, haverá mesa redonda sobre a temática “Cultura e História Local”. O debate, que terá como mediadora a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria Alves, terá a participação da mestre em História e Cultura, Ana Lúcia Nunes Penha; da coordenadora da Secretaria de Patrimônio Histórico, Conceição Franco; do historiador e secretário de Cultura de Conceição de Macabu; Marcelo Abreu, além da historiadora Sônia Lapa.

O objetivo da mesa redonda é destacar questões como a cultura do negro, resgate da memória, contribuição na formação da riqueza econômica e social do país, além da identidade do negro diante da sociedade.