Seminário aborda a prioridade absoluta de combater a violência contra crianças e adolescentes

15/05/2024 17:59:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Luta Antimanicominal - a arte na promoção de saúde mental de crianças e adolescentes e Dia de Luta contra Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes são abordados

O Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) promoveu nesta quarta-feira (15), o seminário "Chega de violência: criança e adolescente, prioridade absoluta" no CIEE, no Centro. Profissionais que trabalham com crianças e adolescentes nas áreas social, de saúde e educação participaram.

De acordo com o presidente do CMDDCA, Leandro da Silva, o objetivo foi fomentar as questões pertinentes às políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O presidente do CMDDCA lembrou que dia 3 de maio, conforme estabelecido pela Lei Nº 14344 de 24/05/2022, em seu artigo 27, instituiu, em todo o território nacional, o Dia Nacional de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente, em homenagem ao menino Henry Borel.

A psicóloga, arteterapeuta e mestra em Atenção Psicossocial pelo IPUB-UFRJ, Fabrice Sanches, ministrou a palestra Luta Antimanicomial - a arte na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. "É importante discutir a arte e a promoção da saúde na adolescência, passando pelo 18 de maio, que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial", citou.

A professora da UFF, assistente social e doutora em Serviço Social, Priscila Rodrigues de Castro, abordou o Dia de Luta contra Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que também é no dia 18 de maio. "É fundamental entender e prevenir situações de violência sexual contra crianças e adolescentes. A rede deve entender quais os tipos de violência e estar preparada para escutar e atender as formas de violência porque elas vão se reproduzindo e variando principalmente pela internet", comentou.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, é importante sempre reafirmar o compromisso em defender e proteger os direitos das crianças e adolescentes e atualizar os profissionais da rede. "A violência contra crianças e adolescentes é um problema grave em nossa sociedade, que precisa ser combatido em todas as vertentes, inclusive na internet, e deter uma prioridade absoluta em todas as esferas do governo e da sociedade", afirmou a secretária.


Fotos Relacionadas