Foto: Juranir Badaró
Evento acontece nesta quarta-feira (19), às 14 horas.
“Ideias e fazeres - reconhecer e contribuir para o resgate da cultura afrobrasileira” é tema do seminário de produção que será realizado pelo Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Etnico-Racial (Neede), da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O evento acontece, nesta quarta-feira (19), às 14h, na Cidade Universitária, e visa à contribuição de educadores envolvidos com a temática da Lei 10.639/2003, suas vivências e práticas em sala de aula.
O seminário é gratuito e direcionado a todos os profissionais ligados à educação e afins. Os interessados devem enviar um e-mail para neede.funemac@hotmail.com, confirmando a sua inscrição, pois o espaço físico é limitado.
A Funemac já ministrou três cursos de pós-graduação em Lato Sensu e continua o trabalho em expandir conhecimentos referentes à cultura afro, contribuindo com a aplicação da Lei 10.639/2003 nas escolas da rede municipal e outras unidades. Em 2011, criou o Neede, que tem proposta de oferecer vários cursos ligados à cultura afro e contribuir para a capacitação de professores.
Atualmente, o Neede está sob a administração do superintendente acadêmico professor Sérgio Eduardo Correa Netto e, em sua coordenação, a professora Maria Cristina Marques que, desde 2011, acompanha o projeto.
Importância do seminário - O movimento negro tem 25 anos de marcha histórica em favor dos direitos iguais e do resgate da cultura negra. Tem pressionado a sociedade e realizado ações que culminaram com a Lei 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003, que inclui a cultura afro nos currículos de ensino Fundamental e Médio e em todas as disciplinas escolares. Aos educadores, cabe partir para a praticabilidade dessa lei, que deve ser feita não somente em datas comemorativas, mas durante todo o ano letivo de todas as escolas do Brasil.
Programação
Apresentação da readaptação da peça de Monteiro Lobato “A Negrinha” trabalho com alunos do turno da noite, de Ensino Médio, do Colégio Estadual Visconde de Araújo, dirigido pela professora Maria Cristina Marques na Biblioteca, em 2012 e apresentado na Secretaria Estadual de Campos do Goytacaz.
Palestras: Monteiro Lobato e a Educação das Relações Étnico-Raciais e "O negro na música" - reflexões sobre uma disciplina eletiva projetada para atender a lei 10639/2003.
Apresentação da capoeira - Contribuição para a Lei 10.639/2003, em Trapiche, na Serra de Macaé.