Foto: Bruno Campos
Programação contou com entrega de cartilhas educativas sobre a importância da prevenção no trabalho
O Seminário Abril Verde – “Todos Juntos pela Saúde e Segurança no Trabalho” será realizado, na Cidade Universitária, nesta segunda-feira (29), às 18h, numa parceria de responsabilidade social do Movimento Abril Verde, Prefeitura de Macaé, Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, FeMASS, UFF e UFRJ, que estão unidos com o objetivo de salvar vidas. A entrada é franca e os interessados em participar podem se inscrever no local do evento, Auditório Claudio Ulpiano, bloco A do campus, localizado em frente ao Shopping Plaza Macaé.
Haverá palestra sobre “A atuação do Ministério Público do Trabalho na prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, com a procuradora do Trabalho de Cabo Frio, Cirlene Luiza Zimmermann. O tema será discutido em mesa-redonda formada pela diretora da FeMASS, Claudia Bastos Leite; o coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção da UFRJ-Macaé, Thiago Gomes Lima; a professora e vice-coordenadora do curso de Administração da UFF, Izabela Maria Rezende Taveira; e a médica do Trabalho (Programa de Assistência Integral à Saúde do Trabalhador - Paist), Maria Christina Rodrigues Menezes.
De acordo com o Abril Verde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) coloca o Brasil como quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho com quase 4 mil mortes registradas anualmente. O movimento começou em 2014, por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, que tem conseguido mobilizar outras instituições em todo o país. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.
Abril foi escolhido para conscientizar sobre o tema porque é o mês que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, instituído a partir de iniciativas de sindicatos canadenses devido a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, o dia foi criado pela Lei nº 11.121, em 2005. É também em abril, no dia 7, o Dia Mundial da Saúde instituído pela Organização Mundial da Saúde (ONU), em 1948, que define saúde como estado completo de bem-estar físico, mental e social.
Quem quiser mais informações sobre o evento pode entrar no site do movimento www.abrilverde.com.br. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
Abril Verde é apresentado para alunos da rede municipal
O projeto Abril Verde foi apresentado aos alunos do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) e Professora Eda Moreira Daflon (Centro), na tarde desta segunda-feira (29). A programação, realizada no auditório do "Maria Isabel", contou com entrega de cartilhas educativas e palestra sobre a importância da prevenção no trabalho.
A palestra foi conduzida pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann. "Estar em escola é essencial. Os alunos são multiplicadores de informações. Este tema é relevante para os estudantes refletirem e debaterem com pais, vizinhos e familiares. Temos que envolver a sociedade e o mês de abril foi escolhido para este chamamento. O ideal é cumprir as normas de saúde e segurança no trabalho para garantir a vida e integridade física e psíquica dos trabalhadores".
Atentos, os alunos Herverton Amaral Tavares, 7º ano (Colégio Maria Isabel) e João Manoel Vasconcelos, 5º ano (Eda Daflon), elogiaram o projeto. "A cartilha é legal. Já soube de acidentes de trabalho graves", destaca João.
Participaram do encontro, a secretária de Educação Básica, Leila Clemente, a superintendente de Educação Integrada, Janaina Pinheiro, o coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFRJ-Macaé, Tiago Gomes, a vice-coordenadora do curso de Administração da UFF-Macaé, Isabela Rezende, além da médica do trabalho do Programa Saúde do Trabalhador, Maria Cristina Rodrigues. "Queremos agradecer a parceria. A saúde e segurança devem ser temas transversais na escola. No mês de outubro vamos retornar com a conscientização sobre o tema nas escolas",destaca a médica.