Foto: Ana Chaffin
Troca de conhecimento técnico marca congresso
O III Seminário da Guarda Ambiental de Macaé aconteceu nesta sexta-feira (25), no Parque Municipal do Atalaia. O evento contou com a participação das guardas ambientais das cidades de Parati, Mangaratiba, Duque de Caxias, São João do Meriti, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, São Fidélis, Sumidoro e Silva Jardim e ainda de representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Câmara Municipal de Macaé, Petrobras, Exército e Marinha.
O secretário de Ordem Pública, André Luiz Ramos Monteiro, destacou a importância do evento para o crescimento profissional dos integrantes da Guarda Ambiental. "No seminário são adquiridos conhecimentos técnicos e ficamos sabendo como é desenvolvido o trabalho em outros municípios. Temos que demonstrar para a sociedade a importância em manter nossos mananciais e Mata Atlântica protegidos e preservados. É uma oportunidade para discutir e trocar conhecimentos com outras guardas", definiu.
O seminário contou na parte da manhã com a entrega de certificados ao parceiros que contribuem com as ações da Guarda Ambiental de Macaé. O comandante Madson Nazareno ressaltou que as parcerias são fundamentais para a corporação. "Entregamos certificados para 40 homenageados que estão sempre apoiando a Guarda Ambiental, no que for preciso, inclusive, colaborando em nossos cursos de capacitação e aperfeiçoamento", informou.
O chefe do Departamento de Recursos Ambientais de São Fidélis, Júlio César Inácio Vieira, contou que é a terceira vez que participa do seminário organizado pela Guarda Ambiental de Macaé. Para ele, é uma oportunidade de constatar como as guardas estão evoluindo na região. "Aprendemos com as palestras e buscamos com isso mais estrutura e crescimento profissional. Atualmente, contamos com efetivo de quarto guardas ambientais, mas nossa intenção é dobrar esse efetivo para o próximo ano", acrescentou.
Já a diretora da Guarda Ambiental de Casimiro de Abreu, Vivian Pinto Bickel, falou que a corporação existe há três anos e, desde que foi criada, os integrantes da guarda ambiental participam do evento. "Adquirimos mais aprendizado e temos a oportunidade de interagir com outras guardas ambientais da região", disse.
No período da tarde, o seminário contou com a apresentação das palestras: "Consórcios Regionais de Segurança Pública"; apresentada pelo tenente-coronel do Exército Brasileiro, Edmilson Jório; "Pesquisas e a Conservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba", ministrada pelo professor Rodrigo Lemes Martins; "Resistência no Contexto de Gestão de Riscos", com a participação do representante da empresa Selva Brasil, João Carlos da Silva; "Animais Peçonhentos", apresentada pelo biólogo Henrique Abrahão Charles e "Direito Processual e Ambiental", ministrada pelo guarda ambiental Gleisson Gil.
Atualmente, a Guarda Ambiental de Macaé possui um efetivo de 47 homens que recebem treinamento específico para atuar na área. Eles participam de cursos de capacitação de incursão à mata, combate à incêndio, entre outros. As capacitações contam com a parceria das polícias Militar e Civil.
Encerrando o evento, foi feita soltura de animais apreendidos nas últimas semanas pela Guarda Ambiental, com a presença de biólogos do Parque Municipal do Atalaia. Retornaram ao meio ambiente jiboias, ouriços e pássaros silvestres. Todos foram avaliados e estão em boas condições de saúde.