logo

Seminário de Aleitamento Materno é realizado no Paço Municipal

06/08/2015 12:24:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Programação faz parte da Semana Mundial de Amamentação

O II Seminário Municipal de Aleitamento Materno, que teve como tema "Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos", foi realizado na manhã desta quinta-feira (6), no auditório do Paço Municipal, na sede da Prefeitura de Macaé. A programação faz parte da Semana Mundial de Amamentação e foi organizada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Reis, que ressaltou a importância da valorização da Atenção Básica e dos profissionais de saúde. "O ato de amamentar estreita o vínculo do bebê com a mãe. O leite materno é alimento adequado e deve ser cada vez mais incentivado. A organização está de parabéns", disse.

A gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, agradeceu o trabalho realizado com carinho e comprometimento pela equipe da Catan, que desenvolve as ações de aleitamento materno no município.

A gerente de Atenção Integral à Saúde da Criança, Michelle Escobar, comentou que o objetivo do encontro é incentivar o aleitamento materno, mesmo depois que a mãe volta ao trabalho. "Podemos perceber que em nossa cidade houve um aumento entre 60 a 70% de mães que amamentam os seus filhos exclusivamente com leite materno, até o sexto mês de vida do bebê", informou.

Ela acrescentou ainda que em Macaé, existem empresas que apoiam as mães para amamentar os seus filhos mesmo no trabalho. De acordo com Michelle, a Petrobras conta com duas salas de amamentação.

Amamentar aumenta a imunidade do bebê

A professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila Medeiros, apresentou o tema: "Panorama Epidemiológico do Aleitamento". Ela ressaltou que amamentar traz muitos benefícios para a saúde do bebê. O ideal é que a criança se alimente exclusivamente do leite materno até os seis meses. No entanto, esse período pode ser estendido até os dois anos de idade.

A nutricionista destacou os benefícios de se amamentar, entre eles estão o aumento da imunidade, ganho de peso, evitar infecções respiratórias e urinárias, anemias e cáries.

- Além disso, a criança que mama no peito tem menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão (pressão alta). O leite materno deverá ser oferecido após 30 minutos do nascimento do bebê - acrescentou.

Outros assuntos abordados no seminário foram: "Estratégia amamenta e alimenta: estratégia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar"; "Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos"; "Ordenha: quando e como fazer" e " Leite materno x Alergia alimentar".


Fotos Relacionadas