Foto: Ana Chaffin
Evento foi realizado nesta quinta-feira (24) na Cidade Universitária
A importância da rede colaborativa e do envolvimento de toda a comunidade escolar foram os principais aspectos abordados durante o IX Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva, realizado, nesta quinta-feira (24), na Cidade Universitária. O evento debateu o tema “O trabalho colaborativo como ferramenta para inclusão escolar” e reuniu professores de salas de recursos e de apoio pedagógico específico, além de diretores, auxiliares de serviços escolares e famílias de pessoas com deficiências matriculadas na rede pública municipal de ensino.
O secretário municipal de Educação, Robério Fernandes, destacou os avanços do governo municipal para promover cada vez mais a inclusão.
“Estamos avançando com a política de inclusão com a realização de diversos projetos. Um deles é a parceria com a Escola Sentrinho que irá assegurar 107 profissionais nas nossas escolas da rede, atendendo 214 crianças com deficiências. Além disso, no próximo mês estaremos contratando psicopedagogos para as unidades escolares de Ensino Fundamental e o Cemeaes. Também estamos providenciando profissionais de apoio escolar para inclusão que irão auxiliar o cuidado com 2.500 crianças especiais”, frisou o secretário.
“A criança é um ser único e precisa de assistência nas áreas de educação, saúde e familiar. Por isso, a importância do trabalho colaborativo entre todos para que a inclusão seja alcançada. Ela é um grande desafio, mas é fundamental o envolvimento de uma rede”, ressaltou Janaina.