Seminário para empresários da região debate a crise do petróleo

12/03/2015 09:04:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles

Foto: Flávio Sardou

Prefeito: 'Este é um momento no qual precisamos nos reinventar'

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, encerrou o seminário "Cenários e Tendências 2015", realizado na noite desta quarta-feira (11), no auditório do Hotel Sheraton. O evento, organizado pelo Sebrae, reuniu cerca de 150 empresários e gestores de empresas da área de petróleo e gás da região. O objetivo foi analisar a conjuntura econômica do país e os impactos no setor, especialmente no Norte Fluminense.

- Só existe um cenário atualmente: o de junção de esforços. Cada vez mais a parceria público-privada é fundamental. É preciso perguntar para as empresas o que elas precisam. Todos precisam estar juntos, porque o interesse da sociedade é maior. Temos que estar atentos para atender às necessidades da população. Este é um momento no qual precisamos nos reinventar - disse Dr. Aluízio.

O encontro foi realizado em uma parceria do Sebrae com a Prefeitura de Macaé, Rede Petro, Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e Firjan. "As micro e pequenas empresas precisam de informação sobre como está o mercado. Então resolvemos realizar esse evento convidando alguns palestrantes para fornecer esses dados. Procuramos pautar assuntos como o cenário mundial e a agenda do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o setor", explicou o coordenador regional do Sebrae, Gilberto Soares.

A abertura do seminário foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Vandré Guimarães. "É preciso pensar, além da questão macro, em toda a rede de serviços e na otimização de produção", destacou. A primeira palestra, com o tema "Pequena empresa no contexto regional", foi ministrada pelo coordenador da unidade de petróleo do Sebrae, Antonio Batista. "Toda vez que há escassez de recursos, é preciso fazer gestão. O foco atual tem que ser na competência", ressaltou.

Professor de economia e subsecretário estadual também palestram

A segunda palestra foi do professor de economia da PUC-Rj, Alfredo Renault, e abordou a temática "Cenário e perspectivas do setor petróleo e gás". Segundo ele, a instabilidade atual dificulta a projeção de um cenário futuro. "Quem descreve melhor a situação é o slogan ´Em 15 minutos, tudo pode mudar´. A crise pode atrapalhar a retomada do setor petróleo, mas eu acredito que ela virá", pontuou.

O terceiro e último palestrante foi o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, que falou sobre "A cadeia de óleo e gás - desafios do Estado do Rio de Janeiro 2030". Ele salientou a importância histórica da região para o setor. "A Bacia de Campos permitiu o aumento da produção de petróleo no Brasil, batendo recordes". Vertis também divulgou ações governamentais. "Temos um programa, o Cluster SubSea Rio, para consolidar e ampliar a cadeia de petróleo e gás no Estado", acrescentou.

Empresários destacam importância do seminário

Odilon Nogueira, proprietário da loja Rodabem Pneus, localizada no bairro Botafogo, em Macaé, ouviu atentamente todas as palestras. "Esta iniciativa é excelente porque mostra a realidade de hoje e a perspectiva do amanhã. O panorama não é tão sombrio como alguns querem acreditar. Mas também não é tão brilhante. Quanto mais informação tivermos neste momento complexo, melhor poderemos trabalhar", avaliou.

Controlador financeiro da empresa escocesa Hydrasun Remaq - que produz equipamentos de alta pressão e está há três anos em Macaé -, Carlos Azevedo também elogiou a iniciativa. "Todos os empresários e gestores estão buscando informação antes de tomar decisões importantes. O seminário serviu exatamente para isso: fornecer novos horizontes para onde os esforços possam ser direcionados", avaliou.


Fotos Relacionadas