logo

Seminário sobre Desenvolvimento debate tecnologia a serviço do cidadão

09/08/2007 18:38:22 - Jornalista: Janira Braga

BÚZIOS - O quinto Seminário sobre Desenvolvimento Local, que termina nesta sexta-feira (10) em Búzios, tem como um dos focos a implantação da tecnologia digital a serviço do cidadão fluminense. O evento também promove a exposição “Cidade Digital – Tecnologias Existentes para Municípios” e reuniu na abertura, nesta quinta-feira (9), prefeitos de todas as regiões do estado, deputados estaduais e diversos secretários de Estado e municipais.

O prefeito Riverton Mussi destacou durante o evento a importância da integração regional dos municípios para o fortalecimento da luta pelos interesses em comum. “A busca pelo desenvolvimento sustentável é uma das diretrizes de nosso governo, por isso, construímos a Cidade Universitária e desenvolvemos outros projetos voltados para a capacitação como a Escola de Informática, o Restaurante-Escola, e vamos implantar as escolas Técnica Rural e do Trabalhador”, ressaltou.

De acordo com o secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, o Seminário de Desenvolvimento Local promovido pela Apremerj tem como objetivo a criação de uma comunidade de gestão pública que permite troca de experiências e, ao mesmo tempo, se fixa como um fórum de excelência de consulta, reunindo informações decorrentes das parcerias intergovernamentais.

- O encontro é um espaço de conformidade legal frente aos órgãos de controle externo e busca soluções de procedimentos das gestões administrativas municipais com foco nas demandas sociais que hoje são atribuições do poder público municipal, comuns a várias cidades. Juntos, os municípios potencializam a troca de experiências e articulações intergovernamentais de conhecimento de modelos, o que contribui para o desenvolvimento da gestão administrativa – disse, acrescentando que o evento cria oportunidade de ações consorciadas.

A multiplicidade de assuntos do Seminário de Desenvolvimento Local foi apontada pelo secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, como fator que agrega valor nas discussões direcionadas para saúde, meio ambiente e inclusão digital. “Essas questões são fundamentais para Macaé e região porque somente com o desenvolvimento sustentável é possível chegar ao desenvolvimento social”, pontuou Papes, acrescentando que busca junto com a secretaria de Ciência e Tecnologia a implantação do projeto Cidade Digital.

O secretário Especial de Comunicação, Romulo Campos, observou que a comunicação, vista como processo cultural que gera informação – um dos produtos mais valorizados pela contemporaneidade – é fator primordial para o desenvolvimento local. “Devemos pensar na região em ações integradas que gerem processos de consolidação do desenvolvimento a curto, médio e longo prazos”, disse, citando o projeto da Cidade Universitária, em Macaé, como um programa que cria oportunidade de desenvolvimento local.

Prefeitura estimula inclusão digital

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, analisou que hoje a sociedade vive a terceira revolução industrial, a chamada “revolução da informação”. “O objetivo do prefeito é fazer a inclusão social através da inclusão digital. A prefeitura deve fornecer o suporte ao acesso à informação para inibir o aumento das diferenças sociais”, afirmou.

Um dos projetos apontados por Guto na área de tecnologia é a Fábrica da Cidadania, que envolve a parceria das empresas da cidade, que serão estimuladas a doar computadores em desuso para que jovens carentes da cidade – orientados por técnicos especializados – aprendam a montagem de computador.

- Com os computadores prontos, vamos enviar para as Casas Digitais, que serão 30 pontos que a prefeitura vai alugar em bairros fora do Centro da cidade para funcionar das 8 às 20 horas, quando os jovens da comunidade aprenderão informática e terão acesso à Internet com o suporte de monitores treinados da própria comunidade – detalhou.

O presidente do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, Guilherme Jordan, salientou a importância da exposição “Cidade Digital – Tecnologias Existentes para Municípios” durante o seminário de desenvolvimento local e destacou dois fatores fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia a serviço do cidadão.

- Estamos implantando na prefeitura a gestão informatizada, com a reunião dos órgãos públicos em um sistema único que deve ser disponibilizado para a comunidade e implantando ações de inclusão digital, que promove a universalização através da Internet – comentou. O Coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet e o secretário executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery também participaram do evento.