logo

Semma cobra explicações da Ampla sobre abertura de comportas

17/07/2006 17:06:04 - Jornalista: Catarina Brust

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se reúne nesta terça-feira (18), com representantes da concessionária de energia Ampla para ouvir explicações sobre a abertura das comportas da represa Usina Velha em Glicério. A abertura ocasionou danos ambientais ao rio São Pedro em operações realizadas na semana passada. Após recebimento de diversas denúncias da comunidade, fiscais da Semma foram ao local e notificaram a Ampla a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Técnicos da Secretaria estão vistoriando a área para dimensionar a extensão dos danos causados pelos resíduos arrastados para o rio São Pedro e propor ações imediatas de minimização dos impactos e projetos de recuperação total da área degradada. A equipe de fiscais também está fazendo um levantamento na área atingida para estimar os prejuízos à fauna silvestre. Vistoria preliminar realizada na represa evidenciou degradação de equipamentos e grande insegurança no manuseio das comportas.

O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, entrou em contato nesta segunda com a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) convidando representante para participar da reunião. O órgão já havia recebido a denúncia por parte da comunidade e está mantendo contato permanente com a Semma.

- Convocamos a Ampla para esclarecer o ocorrido antes de tomar qualquer atitude,
que poderá ser a aplicação de multa além da obrigatoriedade da reversão dos danos. Primeiro vamos constatar sua responsabilidade na gestão da represa e conseqüente abertura das comportas, e ouvir suas propostas de resolução do problema. O que não pode é uma represa em cima do rio ser mal gerida e causar danos ambientais, disse o secretário.