logo

Semma e Fundação Cândido Mendes discutem projetos ambientais

19/04/2007 10:58:56 - Jornalista: Samanta Fernandes (estagiária)

As equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e da Fundação Cândido Mendes realizaram, nesta quarta-feira (18), um encontro no Parque Atalaia, na região Serrana de Macaé. Os objetivos da reunião foram debater projetos para a cidade, como o reflorestamento, e a programação para o curso de capacitação de professores da serra, ainda sem data definida.

O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, informou que o curso será realizado com 60 profissionais da área, divididos em três turmas de 20 alunos, com o foco de ministrar aulas de educação ambiental nas escolas da região serrana.

Três projetos foram discutidos, entre eles o “Rio Macaé Sustentável”, aprovado pela Petrobras, que visa o repovoamento das espécies nativas do Rio Macaé. O programa “Reflorestar”, que tem como objetivo reflorestar áreas degradadas do município, com a distribuição de sementes de espécies nativas da região e de toda a estrutura necessária para o plantio, também esteve em pauta.

De acordo com Fernando Marcelo, o “Reflorestar” vai atingir empresas, por meio de viveiros: unidades de ensino, com os viveiros escolas e também os pequenos proprietários rurais, denominados guardiões de mudas. Este último é realizado no Rio São Pedro, em Glicério; na Bacia do Rio Sana, no Sana e no Córrego Dantas, na Bicuda Grande. O projeto Mosaico, da Petrobras - que realiza um trabalho social com pescadores da região - também vai contribuir para o “Reflorestar”.

Todos os projetos e cursos serão realizados no Parque Atalaia, que será o ponto estratégico para as realizações do governo na região serrana.

- Este é um trabalho de integração feito entre as equipes técnicas da Semma e da Fundação Cândido Mendes para consolidar resultados. Nós também vamos firmar parcerias ligadas ao meio ambiente, com diversas fundações, para agregarmos aos nossos projetos. A sede para a apresentação será o próprio Parque Atalaia -, completou o secretário de Meio Ambiente.


Parque Atalaia incentiva projetos ambientais

O Parque Municipal Atalaia, que possui 235 hectares, está aberto à visitação de biólogos e outros profissionais ligados à área de meio ambiente, além de estudantes em visitas guiadas. Rico em espécies variadas de fauna e flora, o parque possui 12 anos de existência oficial e é uma referência na região. Entre os animais estão tamanduás, jaguatiricas e mico-leão dourado.

Pertencente a Fazenda Atalaia, o parque abriga a antiga estação de água, que ainda abastece bairros de Macaé. Entre os atrativos estão uma trilha até esta estação, duas cachoeiras, árvores frutíferas, instalações do próprio parque e um espaço para realização de palestras, cursos e reuniões.