Técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma) e policiais do Batalhão de Polícia Florestal apreenderam, na manhã de quarta-feira (17), 19 pássaros coleiros - utilizado pelos criadores em campeonatos de canto. O fato aconteceu na região serrana do município. Segundo informações do chefe de fiscalização da Semma, Fernando Barreto, o dono dos pássaros foi multado em 3.200 URMs por cada ave apreendida, o que equivale a R$ 5.598,40. A apreensão foi registrada na 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, onde o proprietário dos pássaros responderá por Crime Ambiental.
Fernando Barreto explicou que os técnicos da secretaria e a polícia chegaram ao local através de denúncia anônima. “Os biólogos e veterinários da Semma vão fazer uma avaliação nos pássaros apreendidos para analisar qual o melhor procedimento para soltura”, informou. De acordo com ele, os técnicos realizam constantes ações de apreensões de pássaros silvestres. Na semana passada, 21 espécies foram apreendidas também na serra macaense, em seguida foram examinados por biólogos, e devolvidos à natureza.
Fernando informou ainda que dois canários da terra apreendidos por policiais do Batalhão de Polícia Militar, também no dia 17, foram soltos. O chefe de fiscalização da Semma conta que outros animais são encaminhados à secretaria para serem reintroduzidos à natureza, como o caso de um tamanduá mirim fêmea encontrado por um morador do bairro Virgem Santa e de uma ave aquática da espécie Trinta Réis, resgatada por uma equipe da Petrobras, no dia 16. “A ave já foi medicada e deverá ser devolvida ao mar”, disse.
Quem quiser fazer denúncia anônima sobre a criação de animais silvestres em extinção pode entrar em contato com o setor de Fiscalização da Semma pelo telefone: 2791-9008.