A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fechou na quinta-feira, 6, um acordo com a empresa EdControl para a produção de mudas de restinga, visando à recuperação de áreas degradadas junto à faixa litorânea do município. O acordo faz parte de um amplo projeto da Semma que envolve as empresas offshore com a produção de mudas de restinga e de Mata Atlântica, para dar suporte ao reflorestamento do município.
O acordo prevê a construção de um viveiro de espécies de restinga em área da empresa, que se compromete a fazer todo o trabalho de produção de mudas, com envolvimento da comunidade e sob orientação técnica da Semma, até a fase de plantio em trechos degradados das praias macaenses. A parceria envolve também o Clube da Árvore, que além de capacitar os monitores ambientais, tem feito um trabalho de estreitamento entre a Secretaria de Meio Ambiente e as empresas locais.
Na visão do diretor da EdControl, Edmilson Gonçalves dos Santos, a parceria da iniciativa privada com a prefeitura é uma oportunidade que as empresas têm de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da cidade. “Reconhecemos que o município foi bastante impactado com o crescimento gerado pela indústria do petróleo, e o acordo feito com a Semma é um indicativo dessa conscientização", disse o diretor. A participação da EdControl no processo de recuperação das áreas degradadas de restinga envolve a colaboração de 63 funcionários.
“Nosso objetivo é despertar o comprometimento das empresas em projetos consistentes na área ambiental. Elegemos a recuperação de áreas degradadas de restinga como primeiro foco deste esforço, que tem sido muito bem recebido pelas empresas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares. Com este propósito, a Semma está firmando também um acordo com a empresa Krest, sendo que outras empresas também têm demonstrado interesse em participar do projeto.
Outra parceria em andamento, diz respeito à participação do GEPS – Grupo das Empresas Prestadoras de Serviço de Petróleo e Afins – que será destinada à recuperação das nascentes do rio Sana, onde serão utilizados os mesmos critérios para a implantação de viveiros. A cultura do plantio de mudas através da criação de viveiros em áreas das empresas, e em pequenas propriedades rurais, está sendo disseminada por meio de palestras realizadas pelo secretário de Meio Ambiente, e inclui a explanação do Projeto Corredores Ecológicos.