O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, esteve na manhã desta quinta-feira (21), no Residencial Recanto da Lagoa, no São Marcos, conhecendo os problemas da comunidade e ouvindo as reivindicações dos moradores. A visita do secretário a pedido do secretário de Promoção Social, Valdeci Brandão, e da presidente da Associação de Moradores da localidade, Júlia Santos Rodrigues.
Segundo Valdeci Brandão, ele soube dos problemas da localidade, através da Coordenadoria das Associações de Moradores, da Promoção Social. Esta coordenadoria, que tem como uma das funções ser o elo entre as comunidades e o Poder Público, recebeu denúncias da associação de moradores com os problemas vivenciados pela comunidade em relação aos constantes alagamentos, quando chove mais forte e escoamento do esgoto, que é feito por fossa inadequada e arcaica.
- Ao receber as solicitações da comunidade, vim constatar a veracidade das denúncias e, após, fiz o contato com o secretário Tadeu Campos, que prontamente me atendeu e se dispôs a vir aqui, para conhecer os problemas de perto, para buscar solucioná-los – disse Valdeci Brandão.
Chegando ao Recanto, os secretários Tadeu e Valdeci, acompanhados por moradores e pela presidente da associação, foram ver as condições da fossa séptica responsável pelo escoamento do esgoto que atende a cem casas e 48 apartamentos no residencial. Segundo Tadeu Campos, a fossa séptica está situada em um local adequado, num ponto baixo, facilitando o escoamento das águas, mas que o escoadouro é arcaico e inadequado para atender às residências. Junto ao escoadouro há um córrego que também está assoreado, complicando ainda mais o problema, porque o seu assoreamento dificulta o escoamento natural das águas pluviais.
- São dois problemas, a fossa e o córrego assoreado. Vamos atender à emergência, melhorar a situação da atual fossa e limpar o córrego, mas a Semob vai elaborar um projeto para a construção de uma mini-estação de tratamento de esgoto para essa área, que vai coletar todo o esgoto das mais de mil residências localizadas aqui. São cinco condomínios, um residencial e dois prédios, além das novas obras que estão surgindo na subida até o São Marcos – disse Tadeu Campos.
Em seguida, foram ver as obras iniciadas de um playground. Júlia Santos informou que a associação de moradores fez ofício, solicitando obras à prefeitura. Em setembro de 2005, foi elaborado um projeto e as obras começaram, mas estão paradas há quase um ano. Ela informou também que, em janeiro de 2006, outro projeto, o de construção de praça, quadra esportiva e sede da associação de moradores, foi aprovado, mas as obras não começaram.
Tadeu Campos disse que as obras do playground e da pequena praça ao lado serão retomadas agora, mas que a Semob vai buscar atender as demais solicitações no início de 2007. O secretário disse, ainda, que atenderá à comunidade para solucionar a questão dos constantes alagamentos, com construção de boca de lobo e canaletas, com recapeamento asfástico da entrada do residencial e, ainda, com solicitação à Ampla para instalação de um refletor direcionado à guarita para melhorar a segurança da área.