logo

Sempros promove mutirão no entorno da Agrovila Jaime Vieira

29/11/2005 14:09:47 - Jornalista: Sonia Braga

No domingo (27), assistentes sociais e funcionários da secretaria municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros) promoveram um mutirão no entorno da Agrovila Jaime Veira, situada no Trevo dos 40 – BR 101. O mutirão contou com o apoio da secretaria municipal de Serviços Públicos, efetuando a capina e recolhendo lixo e entulhos.

Na Agrovila estão assentadas 15 famílias no espaço cedido pela Usina Termelétrica Macaé Merchant desde janeiro de 2003. As famílias eram empregadas da fazenda, que foi adquirida pela El Paso para o funcionamento da termelétrica. As famílias receberam, uma casa com área em comum, com quadra de esportes, centro comunitário e uma escola municipal, além de um galpão.

Na ocasião, foi criada pela empresa a Cooperativa de Produtos Orgânicos da Agrovila, mas atualmente a cooperativa encontra-se sem atividade de produção. Por isso, a Sempros direciona as ações realizadas na Agrovila, visando a necessidade de estabelecer novas linhas de ação para a reorganização da cooperativa. “Há uma preocupação muito grande por parte da prefeitura e da El Paso, no sentido de, sem acompanhamento, a Agrovila venha se tornar um espaço para moradia ilegal e irregular no município”, explicou o secretário da Sempros, Valdeci Brandão.

Ele explicou ainda, que a preocupação está fundamentada no fato de muitas famílias expressarem o desejo de levarem para o local familiares que residem fora do município. “Com isso, haveria a descaracterização dos imóveis, com os conhecidos “puxadinhos”, além de novas construções irregulares. Mas algumas pessoas expressam o desejo de que o trabalho anterior da cooperativa continue”, enfatizou Brandão.

As linhas de ação a serem desenvolvidas na Agrovila serão desenvolvidas por meio de parcerias com outras secretarias municipais, mas o ponto de ligação será a Sempros. Estão previstas ações que visam o desenvolvimento de noções de cidadania, respeito e liderança, em conjunto com a ONG internacional INMED. “A idéia é trabalhar as temáticas, utilizando técnicas de dinâmica, oficinas, encontros, entre outros, para saber a maneira como serão desenvolvidas as atividades”, finalizou o secretário.

Outro ponto discutido é referente ao atendimento social, baseado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando diretamente com as famílias em seu contexto comunitário, visando orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar. Para isso, a Sempros utilizará fichas de atendimento social para o acompanhamento e a visita semanal de uma assistente social na Agrovila.