Semtre apresenta Lei de Primeiro Emprego no Fórum de Responsabilidade Social

15/05/2007 18:00:58 - Jornalista: Equipe Secom

Instituições que compõem o Arranjo Produtivo Local de petróleo, gás e energia da Bacia de Campos – APL-BC realizam dia 17, às 18h, o segundo Fórum de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, no auditório do Sesi. O evento é uma das atividades da ação que visa convergir às ações de Responsabilidade Social no município. Fazem parte do Comitê do Fórum a Secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Cirj/Firjan, Senac, Sebrae, Petrobras, Viva Rio, Crea, Rede Petro.

A equipe da Semtre apresentará os programas e ações de políticas públicas com foco nos trabalhadores de Primeiro Emprego. Um dos programas apresentado para o empresariado é o Macaé de Primeiro Emprego – PMPE. A lei elaborada pela Semtre e já aprovada no Legislativo incentiva os jovens, através de bolsa auxílio a buscar seu primeiro emprego e a permanecer nele se tornando um profissional competente atendendo as expectativas do mercado de Macaé.

A secretaria apresentará também o convênio desenvolvido com o governo federal – Projeto Juventude Cidadã - que atende, inicialmente, em Macaé três mil jovens nos segmentos de comércio, indústria, hotelaria, turismo, petróleo e gás e serviços.

Dentro das ações desenvolvidas no município existe na Semtre o Programa Sem Fronteiras, que realiza trabalho de atendimento aos jovens com foco na formação pessoal para que consigam espaço no mundo do trabalho. Os jovens recebem orientações profissionais, acompanhamento psicológico, estímulo à elevação de escolaridade para que aumentem a empregabilidade, ou seja, a possibilidade de conseguir emprego.

O secretário de Trabalho e Renda, Luiz Claudio Bogado fala da importância da responsabilidade social.

- Neste Fórum queremos apresentar aos empresários da cidade as ações que realizamos para capacitar os trabalhadores a responder positivamente as demandas exigentes do mercado atual. Queremos com isso conseguir o apoio necessário para continuar garantido, em Macaé, mais oportunidades. É necessário que todos fiquem unidos para proporcionar uma melhoria de qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento social no município -destaca Bogado.
O coordenador da Ação de responsabilidade Social do APL-BC, Aristóteles José Riani Costa, explica que as ações que eram repartidas passaram a ser agrupadas e discutidas.

- O grupo de instituições se reúne para discutir a melhor forma de tornar a cadeia de valor do petróleo na Bacia de Campos mais competitiva, dentro dos parâmetros de desenvolvimento sustentável. A secretaria de Trabalho e Renda está desenvolvendo importante trabalho para que as empresas atendam a legislação e a necessidade da sociedade - frisa Aristóteles.

Serão ainda apresentados aos empresários brindes sociais feitos pelos grupos produtivos do Economia Popular Solidário – EcoPopSol, que podem ser utilizados como brindes utilitários. Produtos com referência cultural de Macaé, utilizando matéria prima local, como a argila, folha da bananeira e palha de milho.