A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) realiza hoje (9), quarta-feira, às 19h, no Macaé Othon Suítes – Salão Imboassica, encontro com empresários do comércio visando maior interação do segmento sobre o Programa Macaé de Primeiro Emprego - PMPE / Projeto Juventude Cidadã, a fim de promover a inserção de jovens qualificados no programa no mercado local.
Colocando em prática as diretrizes do convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego para implementação do programa em Macaé, a Secretaria de Trabalho e Renda, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) concluiu este mês a qualificação de três mil jovens de 16 a 24 anos.
O Programa tem por objetivo o estabelecimento de cooperação técnica e financeira para a execução de ações de qualificação social e profissional do Projeto “Juventude Cidadã”, no âmbito do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens – PNPE, mediante a formação social e profissional dos jovens, aliada à vivência concreta da prestação de serviços voluntários à comunidade, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho.
Os jovens do PMPE participaram de cursos de qualificação sócio-profissional, formação em cidadania e direitos humanos, além de prestar serviços voluntários à comunidade, sempre apoiados e incentivados na elevação de escolaridade. Hoje, o esforço da Secretaria de Trabalho está voltado para inserir os alunos no mundo do trabalho.
Para atingir esta meta do programa, está se promovendo encontros com os diversos segmentos da economia, visando sensibilizar os empresários para o aproveitamento da mão-de-obra dos jovens que estão buscando o primeiro emprego por intermédio do PMPE. O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, fala sobre essa inserção.
– Toda a equipe da Secretaria de Trabalho e Renda está empenhada na inserção dos jovens já qualificados pelo Senac no mundo do trabalho. Considerando a importância social do PMPE / Juventude Cidadã, estamos realizando encontros com empresários na intenção de compartilhar responsabilidades e apresentar, de forma transparente, as ações implementadas no convênio e esclarecer sobre os benefícios social, profissional e econômico para que os empresários possam aderir ao programa, disponibilizando vagas para os jovens – explica Bogado.
O coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Wellington Cajueiro assegura que a qualificação dos jovens foi realizada por profissionais experientes.
– A qualificação específica foi feita com profissionais que atuam no mercado, oportunizando a estes jovens a aquisição de conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento profissional. Estamos todos unidos: a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda, o Senac e os empresários para colocar os participantes do programa no mundo do trabalho, destaca Wellington.