O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, assinou nesta sexta-feira (19) protocolo de intenções com representantes da empresa Smith e com o gestor do Projeto Samba e Semba em ação, Carlos Alberto. Participa também deste projeto a Ong não-Governamental Ação Comunitária do Brasil. O evento aconteceu no Ciep Aroeira com participação dos alunos e comunidade.
Abrilhantando o início das atividades do projeto Samba e Semba em ação, o grupo de dança da Ong mostrou um belíssimo espetáculo de canto e dança que parou o Ciep, chamando atenção também de quem passava pelo lugar. Enquanto os homens faziam capoeira, as mulheres sambavam e cantavam músicas como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.
Mestre Berg, professor do grupo afirmou que a apresentação é uma síntese do que os jovens aprenderão nas aulas. “É a dança afro, a capoeira com enfoque artístico. Este jovens já foram alunos e hoje são monitores. Espero que vocês (estudantes) gostem e se interessem”, afirmou.
Durante a abertura do evento, Bogado destacou a importância do primeiro emprego e da valorização dos estudos.
- Hoje vamos assinar o termo de parceria para a concretização deste projeto. Quero lembrar que precisamos dos empresários e das empresas para instalar cada vez mais qualidade para os munícipes, principalmente os jovens. Lutamos nos últimos meses para implantar o primeiro emprego em Macaé, e já contamos com 600 jovens encaminhados. Quero pedir aos jovens presentes que estudem, aproveitem a oportunidade, os cursos que a secretaria oferece, eles farão a diferença em suas vidas. Só quero lembrar que são vocês que estão fazendo o projeto acontecer, disse o secretário.
O representante da empresa Smith Internacional, Carlos Henrique Carili, falou da empresa e principalmente sobre raízes. “Este projeto vem para mostras nossas raízes, como a Smith, que fez suas raízes aqui em Macaé há 30 anos atrás. Estamos ajudando na realização do projeto junto com a Semtre trazendo a oportunidade de entendermos nossas origens, que conhecemos desde berço mas não damos o devido valor”, completou Carlos Henrique.
Realizações da Semtre como o Projeto Samba, Semba e Ação, como o Programa Sem Fronteiras e a Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet), evidenciam o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em prol do social na cidade de Macaé. As aulas do projeto serão ministradas no próprio Ciep.