Parceria entre as secretarias de Trabalho e Renda (Semtre) e Ciência e Tecnologia (Sectec) proporciona curso de Metrologia Básica para jovens (estudantes e profissionais). As aulas aconteceram nos dias sete e oito, das 8h às 12h, no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT).
O objetivo do curso foi despertar o interesse dos iniciantes em Metrologia, ciência que estuda o sistema de pesos e medidas, presentes no dia-a-dia das pessoas, através, por exemplo, dos fornos microondas, relógios, aparelhos de pressão, balanças de averiguar pesagem de alimentos e outros instrumentos.
O físico e mestre em metrologia, Roberto Lemos, e o gerente técnico, João Sant’Anna, ambos profissionais do IMMT, autarquia da Sectec, ministraram as aulas. Os receptores absorveram conhecimentos e habilidades técnicas, visando desenvolvimento oportuno dentro do competitivo mercado de trabalho de Macaé.
O secretário de Ciência e Tecnologia e presidente do IMMT, Guilherme Jordan, disse que de acordo com as diretrizes do governo municipal esse curso proporciona aos jovens e demais profissionais de Macaé maior qualificação profissional no campo da metrologia.
- Essa ciência é a base para otimizar a qualidade de produtos e serviços para Macaé e região – ressaltou Jordan
- Considerando a importância da qualificação do trabalhador do município, essa parceria entre Semtre e Sectec fortalece as metas da Semtre e ajuda na formação e na cidadania do trabalhador. A Sectec é uma importante parceira da nossa secretaria neste processo de desenvolvimento social – avaliou o secretário de Trabalho e Renda Cláudio Bogado.
Segundo o gerente técnico do IMMT e professor do curso, João Sant’Anna, foram abordados nas aulas temas como Metrologia Legal – que trata das atividades de medição a serviço do cidadão, como por exemplo, o que ocorre nas bombas dos postos de gasolina.
- Outro assunto que mencionamos foi a Metrologia Industrial – contou Sant’Anna. Conforme ele, esta assegura e permite que as indústrias, fabricantes de produtos e serviços, possam realizar suas ações com altos níveis de qualidade, promovendo o aumento da competitividade nas indústrias.
O IMMT desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição; pesquisa; desenvolvimento e ensaios; auditorias técnicas e metrológicas, fornecendo suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços.
João Sant’Anna diz ainda que no programa do curso consta introdução à Metrologia com o histórico, a importância dessa ciência e sua abrangência em termos legal, científico e industrial.
- Também fizemos abordagens sobre Metrologia a nível internacional, quando avaliamos sua estrutura no mundo e a equivalência de sistemas metrológicos em diversos países - comentou.
Sobre a Metrologia no Brasil, foram alvos de estudos o funcionamento e o objetivo de institutos metrológicos como o Inmetro, Conmetro e Sinmetro. O Sistema Internacional de Unidades, com as definições das unidades de bases e unidades derivadas também foram tratados no curso.