Semtre participa do dia de Luta Antimanicomial

17/05/2007 17:16:03 - Jornalista: Equipe Secom

Equipe da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), por intermédio da Incubadora de Cooperativas, participa nesta sexta-feira, dia 18, às 8h30, das atividades do Dia de Luta Antimanicomial, no Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro-NF. Na oportunidade, a psicóloga da Incubadora de Cooperativas, Ana Lúcia Togeiro, realiza palestra sobre geração de renda e Economia Popular Solidária – EcoPopSol para os portadores de sofrimento mental.

O evento é uma programação da Secretaria de Saúde de Macaé, através do Núcleo de Saúde Mental. O movimento de luta antimanicomial é nacional e tem como meta o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade dos portadores de sofrimento mental.

Pensando em como viabilizar esta iniciativa o Centro de Atenção Psicossocial /Macaé - Caps, incentivou a formação de uma associação, a Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental de Macaé - Aspas, cuja finalidade, conforme Estatuto, é “contribuir para a transformação da cultura manicomial, do preconceito ao transtorno mental, promovendo a inserção e integração profissional, social, econômica, política e cultural dos usuários dos serviços de saúde mental”.

- A proposta da Semtre/Incubadora de apoiar o grupo produtivo da Aspas visa atender a missão da Semtre de desenvolver políticas públicas de geração de trabalho e renda, articulando projetos de inclusão social, qualificação profissional e desenvolvimento de cidadania. A Incubadora vem transformar em ação, através da proposta de apoio a grupos produtivos, com objetivos específicos: disseminar a cultura do cooperativismo e empreendedorismo solidário; contribuir para a geração de trabalho e renda e estimular mudança no comportamento, através do exercício da cidadania - ressalta a gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo.

O secretário Luis Cláudio Bogado fala da importância do trabalho e renda para os portadores de sofrimento mental.

- É importante considerar a ação de apoio a grupos produtivos, movimento que surgiu da necessidade de sensibilização dos grupos para a formação em Economia Popular Solidária, ou seja, apresentar alternativa a problemas como desemprego, falta de qualificação, dificuldade de absorção pelo mercado formal de trabalho, sugerindo uma mudança de atitude, através de conscientização para uma outra economia. A geração de renda proporciona elevação de auto-estima e satisfação - conclui Bogado.

A Secretaria de Trabalho e Renda/Incubadora, considerando o empreendimento tem características singulares e precisa de apoio constante, após o processo de formação do grupo, prestará serviço de assessoria para tratar as questões do grupo produtivo, buscando construir com o grupo de trabalho, ações para concretizar a proposta do empreendimento.