logo

Semtre promove encontro com empresários do comércio

07/05/2007 17:32:33 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé realiza nesta quarta-feira (9), às 19 horas, encontro com empresários do comércio, no Macaé Othon Suítes. O objetivo da reunião é ressaltar a importância do Programa Macaé de Primeiro Emprego - PMPE / Projeto Juventude Cidadã junto aos empresários, a fim de promover a inserção no emprego de jovens qualificados no Programa.

No fim de abril foi realizada uma reunião com empresários da rede hoteleira, que disponibilizaram diversas vagas.

- A efetiva participação deste setor que cresce com velocidade no município, demonstra o cuidado não só em valorizar as ações de governo, mas também o de atuar com responsabilidade social, observa Cláudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda.

O presidente da Associação dos Hotéis de Macaé, Marco Maia, frisa a importância da Secretaria de Trabalho e Renda em ter capacitado e agora estar inserindo os jovens no mercado de trabalho. “A Secretaria de Trabalho e Renda está oferecendo oportunidade única para os jovens e nós, empresários, temos que ajudar esta importante iniciativa do governo municipal”,enfatiza Maia, que ofereceu seis vagas de emprego em seu hotel para os jovens.

Qualificação - Outra questão séria no município são os jovens, que chegam sem nenhuma qualificação. A demanda social de estímulo ao primeiro emprego para o trabalhador de 16 a 24 anos, vem sendo atendida com qualificação sócio-profissional para o primeiro emprego pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - Senac. A partir da preocupação do governo municipal, houve a união de forças com o governo federal, firmando o convênio no Programa Macaé de Primeiro Emprego – PMPE / Projeto Juventude Cidadã, para o atendimento gratuito a 3 mil jovens em Macaé.

Os jovens participaram de cursos de qualificação sócio-profissional, formação em cidadania e direitos humanos, prestaram serviços voluntários à comunidade e foram apoiados e incentivados na elevação de escolaridade. Hoje estão sendo inseridos no mercado de trabalho. A equipe da Secretaria está empenhada em colocar os jovens já qualificados no mundo do trabalho, para isso é necessário que os empresários participem abrindo vagas.

As ações de inserção do trabalhador no mercado de trabalho são desenvolvidas por meio da Central de Atendimento Especializado em Trabalho – Caet, Programa da Secretaria de Trabalho e Renda que realizou cerca de 29 mil atendimentos em 2006.

Com o objetivo de maximizar as ações, foram criados Postos de Atendimento ao Trabalhador – PATs, que funcionam na Barra de Macaé e Córrego do Ouro e prestam serviços da Caet à comunidade como unidades descentralizadas.

O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, explica como é enfrentar esse desafio.

- A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda não tem medido esforços para promover a inserção dos trabalhadores do município no mundo do trabalho. E considerando a importância social do Programa Macaé de Primeiro Emprego – PMPE,
estamos realizando encontros com empresários na intenção de compartilhar responsabilidades e apresentar, de forma transparente, as ações implementadas no convênio e esclarecer sobre os benefícios social, profissional e econômico para que os empresários possam aderir ao Programa, disponibilizando vagas para os jovens. Temos a certeza de que muitas serão as conquistas para os jovens, para os empresários e para Macaé, ressalta Bogado.

O coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Wellington Cajueiro, informou que os jovens receberam 300 horas de qualificação, das quais 100 horas foram para qualificação de Cidadania e Direitos Humanos e 200 horas foram de qualificação específica do jovem de acordo com o curso escolhido.

- A cidadania é um dos pontos destacáveis e que faz um diferencial frente às exigências do mercado de trabalho e também traz para a sociedade os benefícios de uma juventude protagonista de mudanças uma vez que estes jovens, através do programa, tiraram seus documentos e desenvolveram ações de voluntariado em suas comunidades com os temas: Doação de Sangue, Prevenção e Combate às Drogas, DST e HIV, Combate aos Caramujos Africanos, Limpeza de Praia e Rios, ressalta Wellington.

O coordenador do Senac afirmou que “a qualificação específica foi feita com profissionais que atuam no mercado, dando oportunidade a esses jovens à aquisição de conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento profissional”, afirmou Wellington.